O Prêmio Jabuti, o mais tradicional do mercado literário no Brasil , iniciou hoje as inscrições para sua 61ª edição. Editores e autores nacionais poderão inscrever suas obras em um dos quatro eixos disponíveis: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Leia também: Curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, pede demissão após polêmica

Autora Conceição Evaristo
Divulgação
Autora Conceição Evaristo

Umas das principais mudanças apresentadas pela comissão organizadora, que tem como curador o editor Pedro Almeida , foi a reestruturação de algumas categorias. Documentário e reportagem, por exemplo, foram acrescentados à biografia e não mais estão em Humanidades.

Leia também: "Leitores não faltam", diz novo curador do Prêmio Jabuti sobre crise no setor

As categorias Infantil e Juvenil , que já renderam algumas polêmicas, foram separadas. Outra novidade será a apresentação dos finalistas. Nessa edição teremos duas listas de finalistas: Uma primeira com 10 nomes e em um segundo momento outra com 5 nomes dessa primeira.

Você viu?

A personalidade homenageada será a escritora Conceição Evaristo , uma participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra, que traz traços marcantes de sua origem humilde em seus textos, com personagens femininas fortes e resistentes. Conceição é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Conselho do Prêmio Jabuti
Divulgação
Conselho do Prêmio Jabuti

“A escolha da Conceição foi resultado de uma reflexão de toda a Comissão do Prêmio Jabuti sobre obra da autora, sua relevância cultural para o Brasil hoje, e por muito o que ela ainda tem a oferecer. Conceição representa os valores essenciais para o Prêmio Jabuti. E o Jabuti se sente orgulhoso por homenageá-la”, diz o curador Pedro Almeida .

Leia também: A crise no setor livreiro e o pensamento do leitor solitário

As inscrições para participar do Prêmio Jabuti podem ser feitas até o dia 28 de junho de 2019 pelo site www.premiojabuti.org.br.

Para pautas e sugestões: colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!