A história política recente do País tem rendido uma boa safra de documentários, como “Excelentíssimos”, “O Processo” e “O Muro”.   “Democracia em Vertigem” , exibido em Sundance e disponibilizado na última semana na Netflix , chega para agregar valor e perspectiva a esse recorte histórico feito com certa dose de urgência e incredulidade.

Leia também: "Excelentíssimos" faz retrato duro da atividade parlamentar durante impeachment

Lula no último dia como presidente em cena de Democracia em Vertigem
Reprodução/Netflix
Lula no último dia como presidente em cena de Democracia em Vertigem

O filme de Petra Costa (“Elena”) é mais uma reflexão de cunho pessoal do que um documentário que se fia no rigor histórico e analisa-lo fora desse contexto seria um exercício de desonestidade intelectual.

Todos esses documentários citados acima ostentam alguma pretensão jornalística e muitos formalismos do gênero documentário porque, ainda que defendam em maior ou menor grau certo ponto de vista, buscam se viabilizar como documentação desse período de intensa efervescência política.

Você viu?

Não é este o caso com o filme de Costa que propositalmente pula o impeachment de Collor, que se deu em um contexto ainda mais precoce da redemocratização do Brasil, e episódios controversos e difíceis de defender do ponto de vista de partidários de Lula. E não há nenhum problema nisso, já que a proposta do filme é arredar o raciocínio da cineasta, a maneira como ela pessoalmente se engaja e se deixa impactar pela ascensão e queda de Lula e como entende ser este movimento um sinal de alerta para os brasileiros.

Leia também: "O Muro" tenta compreender raízes e efeitos da polarização política no Brasil

Cena do filme Democracia em vertigem
Divulgação

Cena do filme Democracia em Vertigem

O sentimento de desalento de Petra é o sentimento de desalento de uma esquerda que não aceita o que entende ser a partidarização da maior operação de combate à corrupção já impetrada no Brasil e está carente de novos líderes capazes de mobilizar massas, algo que a direita vê emergir com alguma preponderância na figura de Bolsonaro.

Se é difícil, nesse escopo, ler “Democracia em Vertigem” como algo que não esteja inserido em uma máquina de propaganda da esquerda, tradicionalmente mais eficaz e híbrida no Brasil, também é imperativo reconhecer que o filme é muitíssimo bem sucedido em capturar o ódio como commodity política. Algo que, ainda que a realização ignore, foi tangenciado por muito tempo pelo discurso de “Nós contra eles” tão martelado pelo PT e por Lula e que hoje parece dominado pelo bolsonarismo. O filme de Petra é sagaz ao sublinhar os efeitos, dados e ainda passíveis de acontecer, dessa realidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!