O uso da “ primeira fase ” sempre foi um recurso constante nas novelas. Em “ O Clone ” a primeira etapa mostrava a relação dos irmãos Lucas e Diogo (Murilo Benício), a paixão por Jade (Giovanna Antonelli) e a relação da família com Albieri (Juca de Oliveira). Normalmente, começar a trama no passado ajuda a contextualizar os personagens e dar alguns detalhes de sua personalidade mais para frente, no presente, onde a trama se passa. Porém, de uns anos para cá, o recurso foi se ampliando. Em “ Avenida Brasil ” (2012), a primeira fase contava com atores mirins e durou uma semana. A partir de então um novo padrão começou a se estabelecer. A novela seguinte, “Salve Jorge” não usou o recurso, mas as próximas quatro sim. “Amor à Vida”, “Em Família”, “Império” e “Babilônia”, todas tiveram primeira fase. Em “ Império ”, esse conceito de outro elenco e período mais longo ficou ainda mais estabelecido.

Leia também: Com começo morno, “O Outro Lado do Paraíso” aposta em segunda fase

Casal de
Divulgação/TV Globo
Casal de "O Clone" se conhece e se apaixona na primeira fase, mas desdobramentos ficam para a segunda etapa da novela

Desde então, o recurso deixou de ser uma exceção e acabou se tornando a regra. A maioria das novelas teve uma primeira fase mais elaborada e é mais fácil listar qual não usou o truque, como “A Regra do Jogo” e “ A Força do Querer ”, que até teve uma primeira fase, mas bem curta e para contextualizar a ligação de Zeca (Marco Pigossi) e Ruy (Fiuk).

Leia também: Vergonha alheia! As piores histórias de “O Outro Lado do Paraíso”

Atualmente

undefined
Divulgação

Em "Segundo Sol", próxima novela das 21h, primeira fase também também dará "start" na trama

Quem extrapolou o conceito, claro, foi “ O Outro lado do Paraíso ”, que não teve muitos acertos até agora. A primeira fase da novela durou um mês, com o desenvolvimento desnecessário de tramas. O recurso foi tão mal aproveitado que parecia que finalmente tinha se esgotado. Mas, não é o que parece, já que “ Segundo Sol ”, próximo folhetim das 21h, também terá primeira fase. Mantendo o elenco, a novela começa em 1999, quando a vida dos protagonistas se cruza. Porém depois de uma reviravolta, 19 anos se passarão até o presente para que a trama siga em frente.

Onde Nascem os Fortes

Além de “Segundo Sol”, outra novidade na Globo para os próximso meses é “Onde nascem os Fortes”, próxima supersérie da emissora. Na produção, Patrícia Pillar será Cássia, uma mulher forte que deixou a cidade de Sertão por motivos misteriosos. Ela tem dois filhos, os gêmeos Nonato (Marco Pigossi) e Maria (Alice Wegmann). Ao receber uma ligação da filha confirmando que o irmão está sumido, ela se dá conta de que é hora de encarar os próprios medos a retorna a cidade de seu passado.

"Ela tem uma história com aquele lugar que a assombra. Mais cedo ou mais tarde, ela teria que resolver essa questão. O episódio com os filhos e as circunstâncias que se apresentam nesse retorno a levam a esse enfrentamento", contou Patricia Pillar.

De volta a cidade, a personagem ainda vai lidar com duas pessos do seu passado: Pedro Gouveia (Alexandre Nero), suspeito do sumiço de seu filho e Ramiro (Fábio Assunção), que se se oferece para ajuda-la em sua busca.

Debate

Com as eleições presidenciais batendo a porta, as emissoras começam a cravar os debates com os candidatos. A Record foi a primeira a anunciar o debate do primeiro turno para o dia 30 de setembro. Caso aconteça um segundo turno, um novo debate acontecerá em 21 de outubro.

Novidade

Anitta volta com novo programa no
Reprodução/Instagram
Anitta volta com novo programa no "Multishow" este ano, reunindo humor, game-show e música

Entre as novidades para Anitta em 2018 está um novo programa no Multishow. Depois do sucesso de “Música Boa Ao Vivo”, ela ganhará outro semanal chamado “Anitta Entrou No Grupo”. A ideia é misturar música e humor, com dois convidados a cada episódio fazendo uma competição musical. Tudo isso ao vivo, com participação da plateia e dos telespectadores. Entre os convidados confirmados estão Jojo Todynho, David Brazil, Victor Sarro e Tirullipa. O programa estreia na terça-feira, 3 de abril.

Leia também: “Pega Pega” acaba já no esquecimento. Relembre outras  novelas esquecidas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!