O político e jornalista Fernando Gabeira será retratado no documentário “Gabeira”, dirigido por Moacyr Góes . O filme revela a personalidade libertária do mineiro de Juiz de Fora com as passagens mais memoráveis, polêmicas e curiosas de sua vida desde menino. O filme, que estreia nesta quinta-feira (23), traz depoimentos de personagens marcantes na história de Gabeira, como o do poeta e escritor Ferreira Gullar, que o define como “o homem do presente”. Já Leda Nagle, jornalista e prima do político, relembra o comportamento transgressor desde a infância: “Ele foi expulso de todos os colégios onde estudou”.

Leia também: Itau Cultural exibe longa que questiona momento social do Brasil em agosto

Político e escritor Fernando Gabeira é retratado em documentário de Moacyr Góes
Reprodução
Político e escritor Fernando Gabeira é retratado em documentário de Moacyr Góes

“Mais do que um documentário, o filme é um acontecimento político. Contamos a trajetória de um cara que viveu sua vida dedicada à política e que saiu dela por opção”, resume Moacyr. No cenário político, o documentário relembra as discussões épicas de Fernando Gabeira com Renan Calheiros (“Começaram com os vampiros, passaram pelos sanguessugas e agora vão fazer o que, tráfico de órgãos?”), e com o então presidente da Câmara Severino Cavalcanti. E também traz um panorama da visão de Gabeira sobre o atual cenário: “Nos livramos da parte central da quadrilha, mas a secundária assumiu”. 

Leia também: Gringos que não resistem aos brasileiros: Jesse Spencer, que namora Maya Gabeira

Outros nomes, como Nelson Motta, Armínio Fraga, Cora Ronai também participam do filme, que traz histórias emblemáticas, como o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em  1969. As ex-mulheres e as filhas, Tami e a surfista Maya Gabeira , também traçam um panorama geral sobre Gabeira. “A gente sempre sacaneia lá em casa que da maneira que ele me criou poderia ter dado uma merda colossal”, brinca Maya, corroborando com a emblemática afirmação do pai, de que “não nasceu para a visa doméstica”. “Gabeira” tem coprodução da Globo Filmes e GloboNews e será lançado pela Gávea Filmes e Pipoca & Filmes.

Acabou!

Chegou ao fim o relacionamento de cerca de um ano entre a atriz Jennifer Lawrence e o diretor Darren Aronofsky. Eles se conheceram durante as filmagens de “mãe!” e logo engataram um romance. De acordo com o site Entertainment Tonight, a separação foi amigável e eles continuam amigos.

Você viu?

Eita

Dona Flor e seus dois maridos é estrelado por Juliana Paes, Leandro Hassum e Marcelo Faria
Reprodução
Dona Flor e seus dois maridos é estrelado por Juliana Paes, Leandro Hassum e Marcelo Faria

Com uma mega ação promocional e a um dia da estreia, “ Dona Flor e Seus Dois Maridos ” foi adiado para dezembro. O filme, que originalmente seria lançado nessa quinta-feira (23), teve sua estreia adiada para daqui duas semanas, em 7 de dezembro. Estrelado por Juliana Paes no papel principal, além de Leandro Hassum e Marcelo Faria, o filme já estreou no começo no mês no nordeste e no norte do Brasil.

A clássica história de  Jorge Amado , que já ganhou os cinemas com Sônia Braga n o papel principal, teria alta concorrência caso estreasse agora: “Liga da Justiça”, apesar da fraca bilheteria, ainda segue, ao lado de “Thor”, no topo das paradas brasileiras.

Para crianças

 O Rio de Janeiro vai receber o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil. Em sua 15ª edição, o festival é o único do gênero dedicado à infância que percorre o país. Em 2017, a programação reúne 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento. No dia 25 de novembro, às 10h30, o Rio de Janeiro recebe a abertura do festival, no Cinemark Shopping, Downtown. A programação completa na capital fluminense e Niterói, acontece de 24 de novembro a 3 de dezembro. “ Wall-E ”, “Os Comedores de Meia”, “Zeca & Joca”, “Lino, uma aventura de sete vidas” e “Mary Poppins” são alguns filmes que serão exibidos.

Leia também: "A história é um grito de liberdade", afirma diretor de novo "Dona Flor"

K-pop invade a literatura

undefined
Divulgação

"Pule, Kim Joo So", de Gabriela Brandalise

A autora e youtuber Gabriela Brandalise vai estar em São Paulo esta semana para um bate papo sobre seu livro, “ Pule, Kim Joo So ”. Gabriela vai falar sobre o mundo do k-pop e os “k-dramas”. O evento acontece no próximo domingo (26) na Saraiva Center Norte. O livro da autora conta a história de Marina, uma menina que vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. Já So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar.

Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle da própria vida, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram.

Leia também: Dez documentários da Netflix que vão te fazer aprender sobre o mundo e a vida

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!