Atriz completou 15 dias internada em clínica de desintoxicação e não tem previsão de alta

Vera Fischer, 59 anos
Divulgação/TV Globo
Vera Fischer, 59 anos
A tranquilidade dos primeiros dias de internação já não é mais a mesma. Vera Fischer está internada desde o dia 23 de julho no Núcleo Integrado de Psiquiatria (NIP), voltado para dependentes químicos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Conforme o iG noticiou com exclusividade no dia 1º de agosto, Vera vinha se mantendo alegre e comunicativa . A atriz deu, inclusive, autógrafo a outros internados. Mas agora a situação é diferente. Neste momento de desintoxicação é importante total sossego ao paciente. Só assim ela vai ser capaz de dar início à recuperação de sua saúde.

Ela já não sai do quarto, mantém a janela que dá vista para o jardim o tempo todo fechada e a porta só é aberta pelos médicos ou enfermeiros autorizados. Além disso, não tem feito as refeições no refeitório, com os demais internados, nem tem ido à sala de TV ver novela da tarde. Passa a maior parte do tempo lendo livros, revistas, vendo DVDs e escrevendo em um bloco.

A mudança de atitude de Vera, em comum acordo com a equipe médica, é para que se tente controlar a curiosidade, que é grande, em torno do quarto da atriz. E não só isso. É preciso que se mantenha a ordem no recinto, ainda que se tenha a “deusa” Vera Fischer no quarto ao lado. Alguns pacientes chegavam a ficar conversando por horas, fingindo ter alguma coisa para fazer, próximos do seu quarto, no corredor principal. Tudo para tentarem chegar perto de Vera. Tinha até quem pegava uma revista para ler, em pé, na tentativa de esbarrar com a atriz. Os enfermeiros a tratam como “dona Vera”, os pacientes como “deusa”.

Paparazzi na árvore

Dois seguranças agora reforçam as redondezas da clínica, para que os paparazzi não abusem dos limites de privacidade. Um fotógrafo chegou a ser visto em cima de uma árvore, no sábado passado, tentando algum registro de dentro da clínica. Ninguém entra no local sem autorização prévia ou sem comprovação de que é parente de algum paciente, caso seja dia de visitação.

Inicialmente Vera ficaria reclusa por quinze dias , prazo que venceu nesta terça-feira (9). Mas Vera não tem previsão de alta.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem do iG , dois fatores foram responsáveis por esta mudança no plano de tratamento da atriz. Primeiro, a vontade da própria em contribuir para a melhora de sua saúde. Segundo, o interesse e apoio dos filhos, Rafaela e Gabriel. Ambos estiveram no local no último final de semana, ficaram em torno de duas horas no quarto da mãe e conversaram bastante com ela.

Também houve uma “blindagem” em torno das visitas que a atriz recebe, para não despertar atenção dos demais pacientes, funcionários do local e de curiosos que ficam na calçada. Para isso, os carros de familiares de Vera entram pela garagem dos médicos. Rafaela e Gabriel , por exemplo, entraram por uma porta lateral, ao invés de usarem a recepção principal da clínica. O esquema surtiu resultado. Os paparazzi não conseguiram registrar a visita.

Fachada principal da clínica, na Barra da Tijuca
Helio Motta
Fachada principal da clínica, na Barra da Tijuca


De volta à cena

Apesar de reclusa, Vera se mantém calma, serena e tranquila. O único problema que a tem chateado, por ficar a maior parte do tempo dentro do quarto, é não poder pegar sol. É sabido que Vera adora sol. Tanto que vinha mantendo nos últimos tempos um bronzeamento natural. Ela sempre se recusou a usar filtro solar. E já faz planos para, assim que tiver alta, ir para seu sítio, em Pedra de Guaratiba, no Rio, repor o bronze da pele.

No campo profissional, Vera mantém o projeto de, no começo do ano, estrear no Rio a peça “As lágrimas amargas de Petra von kant”, com direção do argentino Victor Garcia Peralta . Ela fará o papel que, há algumas décadas, foi de Fernanda Montenegro . Caberá a Luiza Mariani fazer o que foi interpretado por Renata Sorrah . No texto original, há uma polêmica cena de beijo lésbico.

Vera agora só quer descansar. Para voltar com toda a força de seu talento e junto ao seu público.

Relembre momentos marcantes da carreira da atriz


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.