Alessandra Ambrósio foi contratada para comandar o reality show The Cut
Divulgação/HBO Max
Alessandra Ambrósio foi contratada para comandar o reality show The Cut

O italiano Roberto Cazzaniga acreditou por 15 anos que estava namorando à distância a modelo brasileira Alessandra Ambrosio. Após tomar ciência do golpe, ele recebeu uma festa de seus amigos e parentes. A farsa foi desmascarada durante a gravação do programa "Le Iene", da emissora "Mediaset". Ao final da reportagem, o atleta foi levado pelo jornalista Ismaele La Verdera à quadra onde joga vôlei, onde as pessoas próximas estavam reunidas com o objetivo de animá-lo.

Durante o tempo que foi enganado, Roberto enviou 700 mil euros (R$ 4,3 milhões) para a estelionatária, que pedia ajuda financeira para custear tratamentos de supostos problemas cardíacos. Ela usava fotos da modelo brasileira para se identificar, mas se apresentava com o nome "Maya".

Segundo a imprensa local, uma suposta amiga de Roberto, chamada Manuela, participou do golpe. Ela foi procurada pelo "Le Iene", mas negou que conhecesse o jogador e chegou a correr do cinegrafista. O repórter, então, mostrou à vítima a declaração de Manuela, deixando-o abalado. Aliás, foi esta mulher quem teria apresentado Roberto à estelionatária, moradora de Sardenha, uma ilha italiana no Mediterrâneo.

A falsa modelo foi identificada como Valeria Satta, que também tentou se esquivar dos questionamentos do programa televisivo. A reportagem indagou por que ela recebia o dinheiro de Roberto, ao que a acusada respondeu: "Enfim, seja o que for que eu fale, acho que você não acredita em mim".

Leia Também

O outro lado

Roberto Cazzaniga, jogador de tênis
Reprodução
Roberto Cazzaniga, jogador de tênis

O jogador, por sua vez, revelou em entrevista como se apaixonou pela mulher - que na verdade era uma estelionatária que usava fotos Ambrosio na internet. Cazzaniga contou que os dois nunca se encontraram, já que ela sempre criava desculpas, porém, a voz ao telefone foi o suficiente para despertar sentimentos.

"Não, nós nunca nos conhecemos. Nunca. Ela deu mil desculpas, como doença e trabalho. E ainda assim me apaixonei por aquela voz, uma chamada após a outra. O contato era apenas no celular, quase que diariamente. Ligava antes de eu ir treinar ou à noite, na hora de dormir. Como ela me tirou todo esse dinheiro? Nem sei ao certo, mil euros aqui, outros dois mil ali... No final chegamos a um total de 700 mil. Passado este pesadelo, é como se tivesse acordado de um coma que me fez perder décadas de vida", contou ele ao jornal Corriere Della Sera.

O golpe começou em 2008, quando uma amiga dele, Manuela, compartilhou o telefone dele com uma mulher que gostaria de conhecê-lo. Ela se apresentou como Maya, mas depois afirmou que o nome era um pseudônimo para Alessandra Ambrosio, a modelo brasileira. O caso agora é investigado pela polícia local. "Nunca tive dúvidas. Para mim, era ela. Aquela voz me deixou à vontade e me confortou. Me pedia dinheiro com desculpas plausíveis, como quando teve que dar um presente, mas o caixa eletrônico foi bloqueado. Mas era impossível vê-la devido às suas constantes viagens de negócios e uma grave doença cardíaca. Ela me dizia que ficava hospitalizada com frequência", disse ele.

Manuela, mulher de 50 anos que se passava por Alessandra Ambrósio
Reprodução
Manuela, mulher de 50 anos que se passava por Alessandra Ambrósio

O atleta chegou a fazer empréstimos e pedir dinheiro aos pais, irmão e amigos para agradar a golpista. De início, os companheiros do time New Matter faziam piadas sobre a Maya de quem ele falava tanto, mas ninguém conhecia. A insistência em pedir dinheiro, porém, ligou um alerta depois de tantos anos. Quando citavam que o companheiro poderia ser vítima de um golpe, Cazzaniga negava e trocava de assunto. Foi aí que familiares e amigos decidiram se juntar para fazer uma denúncia e dar início às investigações.

Por fim, descobriram que Maya na verdade se chama Valeria, tem 50 anos e mora na Sardenha. Para tentar compensar o prejuízo, os colegas de equipe começaram uma arrecadação de fundos para ajudar Cazzaniga, cuja dívida atual com credores é de 60 mil euros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!