Alec Baldwin foi avisado que arma era segura antes de disparo que matou diretora
Reprodução/IMDB
Alec Baldwin foi avisado que arma era segura antes de disparo que matou diretora


A arma que o ator Alec Baldwin disparou num set de filmagem , na última quinta-feira (21/10), matando a cineasta Halyna Hutchins , foi entregue ao ator por um assistente de direção que garantiu que a pistola era segura, segundo informações presentes num pedido de busca e apreensão. O pedido foi autorizado pela Justiça de Santa Fé, nos EUA, na última sexta-feira. A análise dos equipamentos revelou mais detalhes sobre a morte de Hutchins durante a filmagem do longa-metragem "Rust".


De acordo com a investigação, o diretor assistente Dave Halls não sabia que a arma usada por Baldwin continha munição de verdade e afirmou ao ator que ela não estava carregada. Na ocasião, ele gritou "arma fria", segundo o documento judicial.

Além de Hutchins, o diretor Joel Souza, de 48 anos, que estava ao lado dela, foi atingido no ombro, mas sobreviveu. Ele foi levado a um hospital e depois liberado.Além da arma, a roupa que Baldwin usava, e ficou manchada de sangue, também foi levada pela polícia como prova. 

Munições e outras armas cenográficas utilizadas na filmagem foram igualmente apreendidas. Baldwin foi interrogado pela polícia, mas até agora ninguém foi formalmente acusado de algum crime por causa do episódio.

Peça-chave

Um dos mais famosos atiradores nos EUA, Thell Reed ganhou sua primeira arma como presente de aniversário do pai, aos 7 anos. Desde então, não largou revólveres: aos 13, abateu um urso no Alasca e, em pouco tempo, se tornou um dos principais armeiros, dublês e consultores de Hollywood. Hannah Gutierrez-Reed, filha do homem de 78 anos, sempre desejou seguir caminhos parecidos e igualmente explosivos.

Leia Também

Conhecedora de equipamentos bélicos, ela nasceu e cresceu em meio a pistolas e revólveres — e, neste ano, deu os primeiros passos como armeira profissional dentro da indústria cinematográfica dos EUA, sob influência do pai, figura por trás de títulos como "Los Angeles: cidade proibida" (1997), "Tombstone: a justiça está chegando" (1993) e o recente "Era uma vez em... Hollywood" (2019).

A jovem de apenas 24 anos era responsável pelas armas cenográficas no set do filme "Rust", em que a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, foi morta por um disparo acidental realizado pelo ator Alec Baldwin. Hannah também havia sido contratada para treinar e orientar o elenco em sequências embaladas por trocas de tiro.

Esse era o segundo trabalho do tipo que Hannah fazia em Hollywood. Meses antes, ela havia assumido o mesmo cargo no set do longa-metragem inédito "The old way", estrelado pelo ator Nicolas Cage. Para pessoas próximas, a armeira admitia que se preocupava com a inexperiência profissional, apesar de ser conhecedora do assunto.

Em entrevista ao podcast "Voices of the west", meses antes de começar a rodar "Rust", Hannah afirmou que quase não aceitou o trabalho em "The wold way", justamente por sentir que ainda não estava pronta para encarar a função e chefiar uma equipe.

"Foi uma maneira muito legal de começar uma longa carreira, espero. Acabei de trabalhar em 'The Old Way', com Nicolas Cage. Essa foi minha primeira vez como armeira chefe. Estava realmente nervosa sobre ser a primeira vez numa função dessa, e quase não aceitei o trabalho porque não tinha certeza se estava pronta, Mas tudo aconteceu de um jeito suave", contou a profissional, na ocasião.

Na mesma entrevista, Hannah ressaltou que entrou para a carreira devido à influência de seu pai. E frisou que isso não era um problema. "Meu pai me ensinou muita coisa, menos algumas que aprendi o observando ou apenas sabendo como as armas de fogo funcionam", disse.

A partir do relato de Hannah, a polícia americana espera entender determinados fatos ainda não esclarecidos pela investigação. O acidente fatal aconteceu após Alec Baldwin receber uma arma cenográfica das mãos de um dos diretores assistentes, que garantiu ao ator que aquela era uma "arma fria", termo utilizado para designar revólveres descarregados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!