Entenda a piora de Paulo Gustavo e os tratamentos feitos até agora
Reprodução/Instagram
Entenda a piora de Paulo Gustavo e os tratamentos feitos até agora


O último boltim médico sobre o estado de saúde de Paulo Gustavo, publicado nesta segunda-feira (3), informa que o ator teve uma piora nas últimas 24 horas, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa, permitindo a passagem de bolhas de ar na corrente sanguínea, causando uma embolia, incluindo o sistema nervoso central. Segundo a equipe do hospital onde o ator está internado desde o dia 13 de março, a "a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade".

A fístula bronquíolo-venosa é um rompimento do tecido do pulmão que permite a pasasgem de bolhas de ar para a corrente sanguínea, ocasionando quadro de embolia pela obstrução da passagem do sangue no interior de artérias e veias. O procedimento indicado para este tipo de emergência seria uma intervenção cirúrgica, que seria de alto risco no quadro apresnetado por Paulo Gustavo, submetido a uma terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) desde o dia 25 de março.

— Nos casos de Covid-19, é muito comum se falar da tromboembolia, mas a formação de coágulos também pode ter origem gasosa. É uma complicação mais rara, as fístulas pulmonares são mais comuns em casos de enfermidades mais longas. Mas o quadro dele, com o uso de ECMO e acometido por pneumonia bacteriana, pode favorecer o enfraquecimento do tecido, infelizmente — observa Gilmar Alves Zonzin, ex-presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio.

No boletim médico mais recente, a equipe informa que o ator e comediante "acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido" mas que à noite "houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa." O texto coclui alertando que "a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade"

Entenda os tratamentos

Entenda como foi a jornada de Paulo Gustavo até aqui.

Internação

A hospitalização de Paulo Gustavo foi divulgada por sua assessoria de imprensa no dia 15 de março e pegou os fãs de surpresa.  Dois dias antes, ele compartilhou uma mensagem de feliz aniversário para o marido nas redes sociais, sem mencionar qualquer problema de saúde. Seguindo orientação médica, ele procurou assistência para acompanhar a evolução de seu quadro clínico. Na ocasião, não foram divulgados maiores detalhes sobre o estado do ator. Nas redes sociais, seu marido, Thales Bretas, afirmou que o ator melhorava a cada dia e agradeceu a artistas e fãs pelas mensagens de carinho.

Sinais de melhora

Quatro dias após ser intubado, no dia 25 de março, seu marido novamente se pronunciou sobre o estado de Paulo Gustavo, afirmando que o ator havia apresentado uma melhora. Na publicação, Thales conta que Paulo Gustavo estava respondendo bem ao respirador mecânico, e que a melhora era lenta, mas progressiva.

Em um boletim médico divulgado em 1 de abril, a equipe afirmou que Paulo Gustavo seguia "tendo evolução favorável no tratamento contra o coronavírus". Ainda de acordo com o boletim, o artista havia apresentado melhora evidente nas 48 horas anteriores, e a família agradeceu as mensagens de apoio:

''Nas últimas 48 horas, o paciente apresentou sinais mais evidentes de recuperação da função pulmonar, corroborados por uma tomografia computadorizada realizada hoje. A cada dia temos mais certeza da sua plena recuperação, cuja data ainda não é previsível".

Agravamento do quadro

Apenas um dia após a nota divulgada sobre uma melhora no estado de saúde do comediante, Thales Bretas anunciou que Paulo apresentou um agravamento do estado de saúde, foi submetido a uma terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).  De acordo com o boletim médico divulgado pela assessoria do ator, de 42 anos, ele ''chegou a apresentar sinais de melhora, mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que passar por reajustes terapêuticos". Em entrevista ao EXTRA, o médico intensivista Victor Cravo explicou o que é esse tratamento:

— O ECMO é uma terapia feita através de uma máquina, que substitui a função de troca de oxigênio que o pulmão faz. Com isso, você consegue descansar o pulmão até ele poder ser exigido novamente e conseguir fazer essa troca. O paciente tem um sangue passando por uma máquina, que tem uma membrana, e essa membrana oferta o oxigênio e leva o gás carbônico, exatamente o que o pulmão faria — explica Cravo.

No mesmo dia, o pai de Paulo Gustavo, Júlio Marcos, quebrou o silêncio falou sobre o estado de saúde do filho.

''Nesse momento em que todo o planeta está tão triste, precisamos alavancar e elevar nossa fé! Nosso amigo Paulo Gustavo, está enfrentando uma árdua e dolorosa luta! Por isso, nesse domingo de Páscoa, abençoado, vamos unir nossa fé, com muita força e energia, às 18 horas, um horário muito forte num dia muito especial! Cada um com sua fé, religião, crença, mas principalmente muita energia! '', escreveu Júlio no Instagram.

Já no dia 3 de abril, Thales Bretas postou uma foto 'idoso' com Paulo Gustavo, indicando que acreditava que os dois ainda irão envelhecer juntos.

Você viu?

"Eu falei que vamos ficar velhinhos juntos!!!", afirmou ele na postagem, feita na noite de sábado, dia 3. "E assim que vamos comemorar nossas bodas de ouro! Tenho certeza!!! Essa fase vai passar!!! E nós vamos ter mais essa história de superação pra contar, juntos! Só nos fortalece", disse Thales, que também fez um apelo aos fãs e pediu para que não acreditassem em fake news sobre uma suposta morte do marido.

Pleuroscopia e doação de sangue

No dia 3 de abril, Paulo Gustavo passou por uma pleuroscopia, procedimento que serve para a equipe médica ter uma melhor compreensão da situação dos pulmões do paciente. Nela, foi identificada uma fístula bronco-pleural, que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida.

Fístulas broncopleurais representam uma comunicação anormal entre os brônquios e a pleura, membrana que reveste os pulmões, o que ocasiona uma passagem de ar incorreta no organismo.

Em linguagem resumida, quando há a detecção de uma fístula bronco-pleural significa que foi identificado, no paciente, um vazamento de ar dos brônquios para a pleura, local no corpo onde não deve haver ar.

Nos dias 4 e 9 de abril, ele foi submetido à toracoscopia, procedimento para correção dos problemas apresentados. Neste intervalo de tempo, Paulo Gustavo precisou realizar transfusões de sangue e seu marido pediu aos fãs e amigos que ajudassem a abastecer os bancos de sangue com doações em nome do ator. Diversos famosos aderiram à campanha, como as atrizes Claudia Raia e Monique Alfradique.

Estado crítico

No domingo, dia 11, o boletim médico divulgado pela assessoria do ator apontou que o seu quadro havia piorado, indicando complicações pulmonares e hemorrágicas. Através das redes sociais, Thales Bretas afirmou que o caso de Paulo era muito difícil, mas que acredita na melhora do marido.

"O quadro clínico do meu amor está difícil, mas para ele nada é impossível, e nem pra Ele, nosso Deus, e essa dupla poderosa vai trazer ele de volta pra casa".

Diante da situação grave do ator, artistas e fãs se uniram em uma corrente de oração por sua melhora. Tatá Werneck postou uma foto com o humorista, pedindo por sua recuperação:

"Hoje é dia de Vitória! Hoje é dia de cura! Para o Paulo Gustavo. Para todos que precisam. Senhor, meu amor pelo senhor é tremendo! É inabalável! Paulo com os filhos no colo, em sua casa, com sua mãe, sua irmã, seu marido, sua amiga fiel e todos nós vibrando sua vitória e seu milagre! Esse é meu final de copa do mundo! Está chegando esse dia", compartilhou a atriz.

Além dela, outros artistas como Marcos Veras, Ingrid Guimarães, Maria Flor, Leandro Hassum e Débora Nascimento se manifestaram na postagem em prol da superação do ator.

Hemorragia controlada

Na quinta-feira, dia 15, a assessoria do ator divulgou novo boletim que informa sobre uma "normalização da coagulação" com o tratamento instituído, "sem sinais de hemorragias", após uma série de intervenções realizadas nos dias anteriores.

"Finalmente conseguimos sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas. Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias. A situação clínica do paciente, embora ainda crítica, traz à equipe profissional mais confiança em sua recuperação", diz o texto, assinado pelo corpo médico que vem cuidando de Paulo Gustavo.

Sinais de melhora

As vitórias alcançadas na semana passada resultaram em uma melhora geral no quadro do ator. Segundo o boletim médico divulgado na última terça-feira pela assessoria do artista, os problemas mais urgentes do estado de saúde do ator foram contornados.

A diretora Susana Garcia, amiga de Paulo Gustavo, fez uma visita ao ator no domingo e contou que ele "mexeu duas vezes e tentou abrir a boca".

''Após várias intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos, os problemas mais urgentes foram contornados'', afirma o texto da nota.

Pneumonia bacteriana

O dermatologista Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, publicou uma mensagem positiva após um novo boletim médico com o estado de saúde do humorista ser divulgado. Nesta segunda-feira, a equipe que trata o humorista disse que ele segue em estado grave e que, desde o último domingo, vem tratando uma nova pneumonia bacteriana. No post, o médico disse estar muito ansioso, mas medicado para aguentar esperar o dia de levar o companheiro para casa.

"Estamos de braços dados, juntos nessa caminhada em direção à luz! O caminho tortuoso não vai importar quando estivermos vivendo novas alegrias e agradecendo a vitória! Estou muito ansioso, mas já medicado pra aguentar esperar o que precisar pra te carregar comigo pra casa! Que saudade da sua presença tão forte e alegre! Tenho muita fé que voce vai melhorar logo, e eu vou estar firme te esperando! Te amo!", declarou-se.

Internado desde 13 de março com um quadro de Covid-19, Paulo Gustavo trata uma pneumonia bacteriana. Apesar disso, o ator vem apresentando melhora pulmonar, mas continua em situação grave, usando ventilação mecânica e ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

“Há cerca de sete dias não surgem complicações relevantes, fato que aumenta a esperança na recuperação do paciente. Entretanto, como em outros casos graves, ocorrem oscilações no estado geral”, diz o boletim médico divulgado ontem, que acrescenta: “Em alguns momentos, o paciente mostra sinais discretos de interação com o meio, apesar do uso de sedativos”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!