A vingança é um prato que se come frio? Em se tratando dos ídolos da internet , definitivamente, não. Basta uma pista, um comentário que possa sugerir que houvesse uma traição e pronto, lá estão os fãs defendendo seus ídolos e atacando os responsáveis por magoar o grande ídolo. 

Leia também: Danilo Gentili: veja as principais polêmicas envolvendo o apresentador

Kéfera é um dos casos em que a internet se vinga dos ex sem ter provas; o ex-namorado da moça foi acusado de traição
Divulgação
Kéfera é um dos casos em que a internet se vinga dos ex sem ter provas; o ex-namorado da moça foi acusado de traição

O caso da youtuber Kéfera é um grande exemplo disso. Bastou que a diva da web fizesse um pequeno comentário sobre o término de seu relacionamento, em um post onde afirmou que havia se enganado, que seus fãs já colocaram uma vingança em ação. E quem sofreu com isso foi o empresário Tacyo Munhoz , ex da youtuber.

Leia também: Relembre dez polêmicas em que Dado Dolabella já se envolveu

Poucas horas após o post da ex-namorada, o jovem viu suas redes sociais serem bombardeadas por mensagens ofensivas, que duvidavam de seu caráter e o acusassem de traição. O caso ganhou tanta repercussão que o empresário se viu obrigado a se manifestar. Mas ele não é o único a sofrer com a fúria dos fãs ao desagradar o ídolo.

O comediante Marcelo Adnet também efrentou a fúria dos fãs de Dani Calabresa , sua ex-esposa, quando foi flagrado beijando uma outra mulher na noite carioca e foi duramente criticado na web. Na época, a também humorista decidiu perdoar o então marido - mas isso não impediu que ela também virasse alvo de comentários maldosos nas redes sociais.

Você viu?

Acha pouco? A estrela teen de "Crepúsculo", Kristen Stewart , também enfrentou uma horda de fãs furiosos quando fotos suas em momentos íntimos com o diretor Rupert Sanders , com quem trabalhou no filme "Branca de Neve e o Caçador", caíram na web. Na época, ela ainda mantinha um relacionamento com o colega Robert Pattinson . Além de uma chuva de críticas, a atriz sofreu perseguições virtuais, com fãs do ator traído fazendo diversos comentários ofensivos em suas fotos. 

A internet e a vingança

Com a popularização das redes sociais, onde todo mundo tem voz, a internet assume o papel de um júri completo, com acusador, julgador e executor de sentenças, sem direito a defesa. E por que? A resposta é, ao mesmo tempo, simples e complexa. Com mais canais para falar, onde todo mundo ganha voz, é fácil encontrar os supostos culpados e promover um verdadeiro linchamento virtual.

Marcelo Adnet foi duas vezes flagrado traindo sua esposa, Dani Calabresa, em 2014; ambos sofreram com os ataques nas redes sociais
Divulgação
Marcelo Adnet foi duas vezes flagrado traindo sua esposa, Dani Calabresa, em 2014; ambos sofreram com os ataques nas redes sociais

É isso que explica a cientista social Lara Silva do Espírito Santo. "A internet, a meu ver, é usada como um caminho para a prática de vinganças pois nela as pessoas têm uma sensação de estarem protegidas, poder falar e fazer o que querem, ameaçar, atormentar, xingar, e agredir verbalmente uma pessoa, sem necessariamente precisar partir para a agressão pessoal, sendo elas mesmas também protegidas. O sentimento de poder fazer justiça é o que move essas pessoas, que querem poder expressar e defender sua opinião, e na maioria das vezes com outras pessoas com opiniões parecidas, e ter assim maior alcance, para conquistar o seu objetivo."

Leia também: Cinco polêmicas sobre o Padre Fábio de Melo que ferveram na web

E, como a internet foi tida, durante muito tempo, como uma "terra sem lei", os internautas estão acostumados a fazer justiça com as próprias mãos, sem se preocupar com as possíveis consequências disso. E, graças a esse fato, é cada vez mais comum ver que os fãs usam a internet como um anjo vingador para seus ídolos traídos - e, nessa batalha virtual, todos saem perdendo.

"A fiscalização sobre esses tipos de atos de vingança não é muito frequente, as coisas na internet somam e se multiplicam com uma facilidade incontrolável. A prática das vinganças nas redes sociais têm muitas consequências, a maioria delas pode não ser positiva. Fazer valer algo pelo qual você defendeu, fazer surtir efeito, pode ser uma consequência positiva, porém é preciso ter cuidado, nem tudo que está na internet é verdade, e é preciso ter certeza sobre as fontes daquilo que você defende, acusar uma pessoa injustamente pode acarretar sérios problemas, tanto para ela, que será acusada e lembrada por ter feito algo que não fez, causando problemas em sua vida, quanto para quem a acusa, pois se constitui crime acusar injustamente alguém", finaliza Lara.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!