Charlie Sheen e Lindsay Lohan são algumas das celebridades campeãs em faturar com o microblog

Lindsay Lohan e Charlie Sheen: faturando alto com o Twitter
Getty Images
Lindsay Lohan e Charlie Sheen: faturando alto com o Twitter
Não basta ser celebridade e dar um gostinho de sua vida pessoal para os fãs em sua conta no Twitter. O que vale a pena mesmo é faturar com o perfil no microblog. Que o diga Charlie Sheen ou Lindsay Lohan : um simples tuíte com 140 caractereres pode render aos astros, em decadência ou não, somas estimadas em aproximadamente R$17 mil.

"Quer saber como um Old Navy faz seu bumbum parecer bonito? Pergunte a uma Kardashian," escreveu a mais nova do trio de irmãs do reality show norte-americano "Keeping Up With The Kardashians", Khloe, que finalizou a frase com uma carinha feliz.


Já o rapper Snoop Dogg recomendou a seus seguidores um anúncio da minivan Toyota Sienna. Não que a estratégia de colocar as celebridades para anunciar os produtos no Twitter seja infalível; a eMarketer, empresa especializada em pesquisas com consumidores, estima que apenas 11% dos adultos que usam internet nos Estados Unidos façam uso do microblog. O que também ainda não pode ser medido é montante de dinheiro que de fato as celebridades fazem as pessoas gastar, mas é consenso que funciona, e não é só isso: este é o novo momento da propaganda.


Com cinco anos de existência, o Twitter é o local onde os famosos conquistam um público cativo em tempos em que a TV não tem mais seguidores fieis, muitos migrando para as tecnologias oferecidas pela era digital. E tem também o custo benefício: o twit de Khloe Kardashian custa apenas R$13 mil, enquanto cachês pagos por uma campanha na mídia tradicional custam no mínimo dez vezes mais.


Entre os campeões do twitmarketing com celebridades está Charlie Sheen. Contratado pela empresa online Internships em março deste ano, no auge de sua crise com drogas, álcool e esquisitices depois da demissão de "Two and a Half Man", Sheen não precisou de mais de dois twits para trazer 95 mil cliques para o site. "Eu estou procurando um #estagiário para contratar com salário em #TigerBlood", escreveu ele, que na época criou um perfil no microblog só para fazer o anúncio. Hoje o ator tem mais de 5 milhões de seguidores e outro show protagonizado por ele sendo produzido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.