Tamanho do texto

Entre comentários sucintos aqui e broncas acolá, apresentador do reality show da Rede Globo desenvolveu tática para apimentar o confinamento

Recentemente, antes da eliminação de Gustavo, Tiago Leifert resolveu chamar atenção dos participantes do "BBB 19". Em seu discurso o apresentador avisou que os brothers precisam competir de verdade e que devem parar de atuar.

Leia também: "Oportunismo e crueldade", diz Vanderson sobre denúncias durante "BBB 19"

Tiago Leifert interfere no jogo para movimentar a casa do BBB
Reprodução / TV Globo
Tiago Leifert interfere no jogo para movimentar a casa do BBB

“Acho que alguns ainda não se sentem ameaçados, mas eu garanto que tem gente que já acordou para o jogo, já está esperta. E essa pessoa um dia vai eliminar você que está mandando beijinho para a câmera”, disparou o apresentador do " BBB 19".

Leia também: Atuação polêmica de Paula no "BBB 19" provoca debate sobre racismo à brasileira

“Estão mandando muito beijinho pra câmera, muita pose. ‘Será que eu virei meme?’. Já escutei frases icônicas de outras edições aí dentro também. A mitologia do BBB é forte, né? Vocês assistiram tudo e sabem como funciona. Mas se você acha que tem a cartilha do reality , que você sabe exatamente como o público reage… eu sugiro que você rasgue a cartilha hoje, rápido”, pediu o apresentador.

Após Gustavo sair casa, o discurso refletiu rapidamente em conversas entre Rodrigo e Hana: "chega de citar outras edições, temos que ser nós mesmos", disse a sister, que foi apoiada por Rodrigo. 

Com base nisso, confira mais vezes em que Tiago interferiu para movimentar o jogo:

  • Ouvir os mais velhos? Não!
Vivian do
Reprodução / TV Globo
Vivian do "BBB 17"

Em fevereiro de 2017, durante a eliminação de Gabriela Flor, o apresentador comentou que os participantes mais novos, como Vivian, Manoel e Emilly poderiam estar sendo manipulados pelos mais velhos. Além disso, ele ressaltou que a casa não pertence aos participantes, mas sim ao público.

As palavras não agradaram a Pedro, que logo em seguida comentou: “O mais importante que o Tiago falou é que esse é um jogo de convivência”. Nos dias seguintes, Vivian em conversa com Manoel alegou: “A partir de agora quando eu entrar e ver aquele jardim, vou dizer: ‘jardim, que lindo esse jardim do público'”, ironizou ela. “É de vocês, tá bom? Não é meu…” completou Manoel.

  • Vai ou raxa
Pedro do
Reprodução / TV Globo
Pedro do "BBB 17"

Em março de 2017, Pedro, que já estava no Paredão, atendeu o Big Fone e recebeu a missão de indicar alguém à berlinda, Tiago não se segurou e deu sua opinião não muito positiva sobre o jogo do brother. “Muito interessante o que aconteceu porque o Pedro, até agora, tem sido um atirador de elite, um sniper. Ele vai, fala um negocinho aqui e sai. Joga uma coisinha ali e sai. Agora vai ter que se comprometer”, disse o apresentador.

Considerado pelos colegas de confinamento um bom estrategista, Pedro deu game over no reality e em sua saída alegou que seu erro foi não levar Emilly como adversária.

  • Queremos você!
Nayara do
Reprodução / TV Globo
Nayara do "BBB 18"

Em fevereiro de 2018, o apresentador deu uma mexida no jogo ao incentivar que os participantes mostrassem a essência de sua personalidade, não “seu eu profissional”.

Esse puxão de orelha se deu na eliminação de Nayara. Durante seu discurso, Tiago comentou que ninguém estava ali para representar ninguém, que o programa - e o público - não estão afim de ver representatividade.

Atingida pelo discurso, Nayara, mesmo eliminada, alegou que usou seu lado jornalista para entender melhor o que se passava dentro do "BBB". Tiago Leifert mais uma vez a replicou dizendo que ninguém está interessado na “Nayara jornalista”, mas sim em quem ela é.

  • Era segredo?
Marcos e Emilly do
Reprodução / TV Globo
Marcos e Emilly do "BBB 17"

Em abril de 2017, Leifert interviu de uma maneira mais sútil no jogo. De um jeito discreto, ao falar com o lado americano da casa, o apresentador comentou: “Adivinhem, Emilly e Marcos estavam tendo uma DR”.

O comentário afetou pontualmente o número de brigas entre a gaúcha e Ilmar, que mesmo sendo amigo de Marcos, alegou não suportá-la. Na mesma semana, o poeta, em conversa com Harter, desferiu ofensas frases como “cala a boca” e “sua verme” para a gaúcha.  

  • Comprometimento é bom
Breno do
Reprodução / TV Globo
Breno do "BBB 18"

Em janeiro de 2018, logo no início do jogo, Tiago Leifert deu uma bronca nos participantes alegando falta de comprometimento com o reality. Na segunda-feira (29) ocorreu o jogo da discórdia, elaborado especificamente para expor os participantes, e criar intrigas na casa.

Porém, nem tudo saiu como a produção esperava. Em bronca aos participantes o apresentador disse: “Na hora em que a gente estiver ao vivo, na verdade, não é intervalo, é o ápice do jogo. Quando a gente está aqui conversando entre nós, é aqui que o jogo tá pegando. Esse é o momento de você fazer alguma coisa, de aparecer”.

Todavia, após o discurso, Breno ficou irritado, pois declarou em conversa com Viegas que não estava se escondendo: “Fiquei pensativo, eu não estava me excluindo”. No dia seguinte, os brothers ainda se disseram “putos com a situação”. No mesmo dia, a noite, Leifert direcionou desculpas a Breno.

  • Perfeição é chato
Rômulo do
Reprodução / TV Globo
Rômulo do "BBB 17"

Em março de 2017, durante o discurso de eliminação de Roberta, o apresentador afirmou “que na história do BBB, nunca uma máquina de lavar ganhou o prêmio. Nós nos apaixonamos por vocês, por suas qualidades e defeitos. Perfeição é chato”, fazendo referência ao jeito característico da sister.

O discurso acabou reverberando em Rômulo, que durante a semana refletiu sobre o assunto e o retomou no Paredão da semana seguinte. “Ser correto, ser certinho não é chato. Dá para ser correto sendo bem-humorado, alegre e feliz”, disse.

De imediato, Leifert rebateu alegando ter usado a palavra “perfeição” e não “correto”. Rômulo continuou a conversa e citou o discurso durante eliminação de Roberta. Para finalizar a discussão, o apresentador argumentou desenterrando as conversas do goiano em que chamava os discursos de Tiago de “discursinho” e “palhaçada”.

  • Tolerância zero
Ieda do
Reprodução / TV Globo
Ieda do "BBB 17"

Em março de 2017, Tiago Leifert penalizou o elenco inteiro da edição. Antes de avisar os competidores, o apresentador explicou a audiência o motivo da drástica atitude.

“Perderam 500 estalecas, deram risada. Perderam o Quarto do Líder, deram risada. O pessoal foi pedir desculpa, esnobaram. E ainda disseram que iam encurralar o programa. A partir de agora a tolerância é zero. Eles já estão cansados de saber das regras”.

Em seguida, Leifert falou das punições: “Eles não vão ter recado da família, a festa de amanhã está cancelada e não vai ter drinque dos sobreviventes. Terminou a palhaçada, acabou a brincadeira. A punição é coletiva porque eles precisam se policiar lá dentro. Eles têm todos os instrumentos para se fiscalizar”.

A atitude gerou climão entre os participantes, com exeção de Ieda, que tentou ver a situação por um lado positivo. "Pelo menos eu e Roberta vamos poder emagrecer".

Leia também: Cinco vezes que os participantes destilaram machismo no “BBB 

O " BBB 19", vai ao ar de segunda à segunda  na Rede Globo . Com quase duas décadas de exibição, o reality show tem direção de geral de Boninho. 

    Leia tudo sobre: BBB