Tamanho do texto

A produção do "BBB 18" administrou mal toda as circunstâncias geradas pela longa prova de resistência, mas Kaysar enxergou uma chance de fazer a reta final do programa ser sobre ele e mudou a narrativa quando ela mais importa

A produção do "BBB 18" errou na prova de resistência cujo prêmio seria um carro e a imunidade. Ao desenhar uma prova sem muita dificuldade e com o objetivo de ser longa, a produção não imaginava que a peleja duraria mais de 40 horas. A prova era tão "tranquila" que todos os participantes completaram 24 horas de disputa.

Leia também: Kaysar errou, no visual e no jogo, mas são seus acertos no "BBB 18" que contam

Kaysar abriu mão da imunidade
Reprodução/Globo
Kaysar abriu mão da imunidade

A opção por interromper a prova por "questões de saúde" não precisa ser discutida no mérito, porém, a opção dar um carro para Kaysar e outro para Ana Clara, mas deixar que ambos negociassem a imunidade foi outro erro. O correto seria estender a imunidade a ambos, já que fora declarado o empate. A mudança estrutural no cronograma do fim de semana já estava feita com a surpreendente durabilidade da prova. O sírio, no entanto, fez uma limonada com os limões que lhe foram dados e assumiu o protagonismo na reta final do "BBB" .

Leia também: Polêmica, treta, amor e nudes: reunimos os fatos marcantes do "BBB 18"

A tacada de mestre de Kaysar no "BBB"

Kaysar e Ana Clara eram merecedores da imunidade. Ambos ficaram 43 horas em pé, sem se alimentar, sem dormir, sem ir ao banheiro, enfrentando o tédio e o cansaço para beliscar essa tão importante imunidade em um momento que o mínimo de exposição é o mais recomendável. O fato de terem que decidir quem ficaria com a imunidade não era justo, mas era preciso tomar uma atitude diante da indelicadeza do momento.

Seria ingênuo dizer que Kaysar não fez um cálculo de que poderia ganhar mais abrindo mão da imunidade do que aferrando-se a ela, como instransigentemente sinalizava Ana Clara. Mas é inegável que fez um gesto de grandeza - o seu segundo em semanas no jogo. Na prova de resistência que consagrara sua liderança, ele devolveu as malas que Breno e Viegas deixaram escapar a tempo deles cumprirem a prova e permanecerem no jogo. 

O BBB 18 vive suas emoções finais
Reprodução/Globo
O BBB 18 vive suas emoções finais

Esse momento de grandeza coloca Kaysar no centro do debate do "BBB 18" no momento em que ele se aproxima do fim e, descontadas as torcidas organizadas (e histéricas) nas redes sociais, deve computar votos a favor do sírio. 

Ana Clara parece ter percebido que contribuiu para o sprint final do sírio que simboliza um espírito esportivo que parece faltar ao Brasil e ao brasileiro neste momento.

Nesse sentido, o "BBB" se reveste de uma urgência incômoda. As queixas de que os participantes apelam pipocam a torto e a direito nas redes sociais. Apelam mesmo. É do jogo e não há nada de errado nisso.

Leia também: Fora do BBB, Jéssica descarta Lucas e comenta possível relação com Kaysar

Fundamentalmente este reality show preconiza a dissimulação como seu artifício mais sedutor. A capacidade de mobilização, assim como no jogo eleitoral, determina os rumos da disputa e, nesse contexto, Kaysar fez a disputa pelo prêmio ser sobre ele. Ganhe ou não o "BBB" , o sírio desarmou seus rivais no programa mostrando coração . O brasileiro costuma reagir positivamente a isso. 

    Leia tudo sobre: BBB