Humorista morreu na tarde desta sexta-feira (23) após sofrer duas paradas respiratórias

Chico Anysio
O Globo
Chico Anysio
Não foram só as celebridades que deixaram suas mensagens após a morte de Chico Anysio . O humorista morreu na tarde desta sexta-feira (23) de falência múltipla dos órgãos , decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. Com isso, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o Secretário de Estado de Cultura, Andrea Matarazzo , também deixaram notas lamentando a morte do artista.

LINHA DO TEMPO: RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE CHICO ANYSIO

FOTOS: Relembre momentos da carreira e da vida de Chico Anysio

“A morte de Chico Anysio entristece a cultura. Ao longo de 65 anos de carreira, os mais de 200 personagens que criou não só trouxeram alegria aos brasileiros, como também fizeram pensar sobre os problemas políticos e sociais do país. Seu legado, no entanto, permanece, não só por meio dos registros de suas atuações em filmes e programas de TV, como na geração de atores e humoristas que influenciou diretamente”, escreveu Andrea Matarazzo.

Relembre momentos da carreira e da vida de Chico Anysio

Eduardo Paes, que decretou luto oficial na cidade por três dias também elogiou o ator. “O Brasil se despede hoje do gênio do humor. Mestre em criar tipos memoráveis, Chico Anysio foi responsável por algo extraordinário: encher de sorrisos o povo brasileiro. Seus mais de duzentos personagens povoam as lembranças de várias gerações. Ele mesmo foi múltiplo: cearense de nascimento, carioca de coração, vascaíno apaixonado. No Rio, para onde veio ainda criança, tornou-se o maior de todos os humoristas do País, inspirou novos artistas e formou uma legião de comediantes. Com a morte de Chico Anysio, a nossa cidade perde o seu maior representante na arte de fazer rir".

Cid Gomes , governador do Ceará, Estado onde Chico nasceu (ele é da cidade de Maranguape), também decretou luto de três dias a partir desta sexta-feira (23). Confira a mensagem que ele enviou lamentando a morte do humorista.

"A morte de Chico Anysio é uma perda que, para nós, cearenses, jamais será reparada. Cala-se o extraordinário profissional do riso, silenciam seus personagens inesquecíveis, que durante décadas traduziram, com graça e fino humor, as esperanças, angústias e alegrias do nosso povo.

O maranguapense que se imortalizou pela via do talento foi pródigo, a vida inteira, em demonstrações de carinho por sua terra. Inspirou dezenas de outros artistas e criou escola, fazendo do Ceará um celeiro de grandes humoristas.

Hoje, mergulhados na orfandade, Azambuja, Coalhada, Silva, Pantaleão, Bozó, Professor Raimundo, Salomé, Alberto Roberto e tantas outras criações de Chico desfilam na tela de nossas lembranças - todas elas vestidas de luto, assim como enlutados e órfãos estamos nós, seus eternos admiradores.”

A Ministra do Estado de Cultura, Ana de Hollanda , também lamentou o falecimento do humorista  e enviou comunicado oficial:

"Chico Anysio foi um homem múltiplo. Humorista, escritor, locutor, roteirista, artista plástico. Poucos tiveram uma trajetória tão vitoriosa quanto a dele. Do começo no rádio, chegando à TV com mais de uma centena de personagens que retratavam o Brasil de Norte a Sul, deixou uma profunda lembrança em todos nós.

O humor de Chico era, ao mesmo tempo, popular e cerebral. Por meio do Coronel Limoeiro e de Pantaleão, retratou o sertanejo. Vestido de Salomé, aconselhou presidentes. Pelo Professor Raimundo, mostrou ao homem comum a importância da escola e da educação.

São tantos e queridos personagens. Assim como seus livros, que retratam histórias cotidianas, mas que Chico tinha o brilho de torná-las formidáveis. Tudo com graça, nos fazendo aprender entre gostosas risadas. Certa vez, Chico lamentou que a vida chegasse ao fim. Legou, porém, uma imensa e valiosa obra. Minha solidariedade e do Ministério da Cultura aos parentes e amigos nesse difícil momento."

Dilma Rousseff lamenta morte de Chico Anysio
Wesley Santos/Futura Press
Dilma Rousseff lamenta morte de Chico Anysio
Leia também: Para homenagear Chico Anysio, Globo exibe especial do humorista

No início da noite, a presidente Dilma Rousseff também mostrou sua tristeza perante a morte do humorista.

“Chico Anysio foi um dos artistas mais brilhantes que o nosso país já produziu, exercendo várias funções em diversos veículos de comunicação durante mais de seis décadas. Com o seu talento e sensibilidade, criou e interpretou caricaturas inesquecíveis de tipos humanos. Trabalhou incansavelmente durante toda a vida para levar alegria e diversão aos brasileiros. Nessa hora de tristeza, quero me solidarizar com os seus parentes, amigos e com toda a legião de admiradores que conquistou com a sua criatividade.”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.