Procurado por uma das próximas confinadas, o novo colunista do iG Gente dá dicas sobre o que pega bem e o que queima o filme

Fábio Arruda será comentarista do iG Gente durante
Ag News
Fábio Arruda será comentarista do iG Gente durante "A Fazenda 4"

Em 2009, Fábio Arruda fazia aparições em alguns programas de TV como consultor de etiqueta quando aceitou o convite da Record para participar da primeira edição de “A Fazenda”. Ao dizer “sim”, traçou um objetivo: fechar um contrato com a emissora logo após sua saída. “Eu já tinha a ideia do ‘Casamento na Real’ (quadro do “Tudo é Possível”) na cabeça. Logo que saí, apresentei o projeto e eles gostaram. Fui com foco específico, não para brincar”. Nesta edição, ele terá um papel diferente no reality. Vai estrear um blog no iG, "Pé de Arruda", para contar suas experiências na fazenda e analisar o comportamento de cada um dos 15 participantes.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Contratado da Record, onde apresenta os quadros “Casamento na Real” e "Me Ajuda, Fábio Arruda", o ex-fazendeiro garante que não deixará sua ligação com a emissora interferir nos comentários, que virão temperados com a sua sinceridade ácida característica.

Fábio Arruda de malas prontas para participar da primeira edição de
Divulgação
Fábio Arruda de malas prontas para participar da primeira edição de "A Fazenda", em 2009
A coisa mais difícil da vida

Fábio conseguiu o que queria de sua participação no reality, mas não foi uma experiência fácil. "Pelo contrário, foi a coisa mais difícil que eu fiz na minha vida. Só quem passou por isso sabe do que estou falando", garante. “Todos os meus amigos eram contra minha participação. Diziam que eu não aguentaria. A primeira situação já foi bem estranha: vieram me buscar na minha casa num carro preto, de janelas pretas, às 6 horas da manhã”. E foi assim, de posse de sua coleção de malas Louis Vuitton, que ele iniciou as quatro semanas a que resistiu na sede da fazenda, em Itu.

Bem antes disso, ele já começara a sua preparação. "Parei de ler jornal, acessar portais na internet, me afastei de informações para me adaptar à vida sem elas. Também me privei de bebidas. Adoro espumantes, champagne, mas sabia que lá ficaria sem álcool. Quando se está vulnerável, o efeito do álcool pode ser pior”, contou Fábio, que só ingeriu bebida alcoólica na última festa antes de sua eliminação. “Foi minha despedida”, brincou o consultor de etiqueta.

Fábio Arruda como ele é

Não havia um plano traçado para vencer o jogo. “Não armei estratégias, e sim, mecanismos de auxílio. Estava decidido a não ter nenhuma postura que não fosse a de ser Fábio Arruda como ele realmente é. E funcionou muito bem, mas é difícil agradar todo mundo”. Ele acredita que essa é a melhor maneira de agir, para não cair no truque da atuação. “Sendo você mesmo, você não esquece o personagem que inventou”. Essa foi um das dicas que Fábio passou para a futura confinada, que ele vai revelar aqui na terça-feira. "Disse para ela que não adianta ser apenas a gostosa, que isso outras serão. Tem que ter o que dizer."

Acompanhe todas as notícias de "A Fazenda 4" aqui no iG

Fábio diz que conversar com a futura fazendeira foi um desafio, já que ele não estava disposto a amenizar a situação. “Contei tudo o que eu achava. Ela ficou apavorada”, revela. “As imagens ficam lindas no vídeo, mas as pessoas esquecem de que você está preso. É uma prisão de luxo, mas não tem nem uma televisãozinha ou um celular contrabandeado”.

Fábio Arruda
AgNews
Fábio Arruda

As dicas do consultor

Nada de pavio curto e de fofoca - Fábio não pode revelar o nome de sua pupila, mas deu algumas dicas sobre sua personalidade. “Ela disse que tem o pavio curto e eu avisei que isso não funciona para um reality. Só dá audiência na hora”. Outra dica do consultor foi evitar fofocas, jogo duplo e intrigas, já que acredita que atitudes como estas ficam marcadas na história do participante, principalmente daqueles menos conhecidos. “Disse que ela precisa tomar cuidado. Depois de se formar uma imagem negativa, é impossível mudar”, ensinou Fábio.

Não aposte tudo no seu corpo - O apresentador também já indicou que a nova participante tem belas curvas. Por isso, também deu conselhos nesse quesito: “Mulher bonita e gostosa tem três ou quatro em cada edição. Não é por aí que você vai se destacar. Falei isso para ela. Ok, você tem um corpo bonito, mas não viva dele”.

Veja fotos do local onde ficarão os confinados de "A Fazenda 4"

Não se apóie em uma única pessoa - Amizade de fazenda dura? Fábio garante que sim. Ainda hoje tem Carlinhos como um de seus grandes amigos. O que ele não aconselha é que um participante com grande afinidade seja sua única fonte de força dentro da casa. “Não se apegue a ninguém como sua âncora de salvação. Isso é uma defesa que a criança tem. Quando se fica adulto, tem de ser mais esperto”.

O prêmio não é tudo - Fábio encerrou sua etapa de dicas falando sobre a busca pelo prêmio: “Você vai viver o resto de sua vida com R$ 2 milhões? Esse dinheiro pode estimular, ajudar, mas não vai te sustentar para sempre. Então, faça coisas que não apaguem o que já fez. Evite certas posturas”.

Vergonha de ser ex-participante?

Depois que deixou o confinamento, Fábio se dedicou à leitura sobre reality-shows. Ele acompanha os programas transmitidos no Brasil e também no resto do mundo. "Nunca tive essa idiotice de achar que reality é a ausência de conteúdo", afirmou ele. "Quando vejo ex-participante com vergonha, dizendo que quer tirar essa mancha de seu currículo, eu fico passado. E tem muitos por aí."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.