Ator ficou conhecido mundialmente pelo personagem Chaves


O ator e comediante Roberto Bolaños , conhecido mundialmente pelo personagem Chaves, morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, em sua casa em Cancún, segundo informações da Televisa.

No início deste ano, a filha de Bolaños, Paulina Gomez , informou que o pai enfrentava problemas de saúde, mas sem entrar em detalhes. Ela chegou a divulgar uma imagem em novembro em que o pai aparece respirando com a ajuda de um aparelho.

Principal criação de Bolaños, "Chaves" é exibido no Brasil pelo SBT desde 1984 e, ainda hoje, é uma das maiores audiências da emissora.

História

Nascido na cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, Roberto Gómez Bolaños , ator, comediante, dramaturgo e diretor, foi o grande criador das séries de TV “El Chavo del Ocho” (“Chaves”, no Brasil) e “El Chapulín Colorado” (“Chapolin”). Sobrinho do ex- presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños , filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares , ele se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, profissão que nunca exerceu.

Foi na década de 1950 que ele começou na arte que o tornou um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. Os primeiros trabalhos foram para os para programas da dupla Viruta e Capulina ( Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine ).

Nos anos 1960, passou a escrever também para o cinema e a atuar, mas sempre com mais dedicação ao trabalho de escritor. O embrião do que viria a se tornar um sucesso no mundo todo foi em 1968, quando ele criou o personagem Chespirito para o programa de televisão "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Dois anos depois, o programa teve sua duração aumentada e assim nasceu Chapolin Colorado. Um ano depois foi a vez de Bolaños criar sua obra-prima, o Chaves. O sucesso foi tão grande que cada um ganhou uma série independente de 30 minutos em 1973.

Os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças ao talento de Roberto Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán (Quico), Ramón Valdés (Seu Madruga), Florinda Meza (Dona Florinda), Rubén Aguirre (Professor Girafales), Édgar Vivar (Senhor Barriga e Ñoño), Angelines Fernandez (Dona Clotilde), Raúl Padilla (Jaiminho), Horacio Gómez Bolaños (Godines) e María Antonieta de las Nieves (Chiquinha), que também encontraram a fama internacional.

Famosos lamentam

Tatá Werneck: "Pelo amor de Deus!!! Luto oficial !! Meu maior ídolo! Meu amor!! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca To chorando que nem uma idiota"

Aguinaldo Silva: "Uma imagem que não precisa de descrição, ela transmite tudo. #RipChaves"

Grazi Massafera: "Vá em paz, Roberto Balaños! Eterno Chavinho. Você marcou minha infância #RIPChaves"

Valesca Popozuda: "E fica um vazio no coração, né? O Roberto Bolaños, o eterno #Chaves, faleceu. Meus sentimentos à Família dele ,e que ele descanse em paz #RIPChaves"

Edgar Vivar (Senhor Barriga):  "Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre"

Fernanda Gentil: "É o que sempre digo: a fama, o sucesso e até o dinheiro passam. Ninguém é maior que a televisão! O que ficam são os princípios, os valores, a família e o que aprendemos em casa. A saúde é um bem que não se compra nem se vende - quem a tem, tem que comemorar. Todos os dias. Todas as horas. Porque um dia e uma hora, ela acaba.... descanse em paz esse gênio do humor que fez tantos sorrisos"

Rafael Cortez: "Morreu o Chaves! O que era bonzinho, o da TV. Tá entrando no barril no céu debaixo de croques do Seu Madruga nesse momento! Valeu Roberto!"

Ivete Sangalo: "Roberto Bolaños , tão incrível com o seu personagem "Chaves" me fez sorrir muitas vezes. Lamento tanto"


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.