Ao iG, protagonista do filme "O Candidato Honesto" reclama do politicamente correto no humor e, prestes a se submeter a uma cirurgia bariátrica, declara: "Não vou ficar magrinho"


Formado na companhia de teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, Leandro Hassum é desses atores completos, com longa ficha no palco, no cinema e na televisão. Aos 41 anos, com 22 anos de carreira, não é incomum vê-lo em diversos trabalhos simultaneamente, fazendo humor quase sempre.

Atualmente, Hassum está na TV como o Barata, da novela "Geração Brasil", e no cinema em dose dupla: como Fernando, de "Vestido Pra Casar", e o presidenciável João Hernesto, no filme "O Candidato Honesto", que estreia nesta sexta (3). Nos três trabalhos, a intenção é fazer o público rir de seus personagens, mas o compromisso do último é mais audacioso, segundo o próprio ator.

Como um político mentiroso que é obrigado a falar a verdade após uma mandinga da avó, Hassum pretende incitar a reflexão dos eleitores sentados em frente à telona. "A melhor coisa desse trabalho é poder levar o público a refletir sobre o cenário político ao mesmo tempo em que se diverte. Mas a pior coisa é ver que, por mais absurda que seja a situação, ela corresponde à realidade. Acredito que existam candidatos honestos e acho que eles estão em minoria e isso cabe a nós, eleitores, mudar", diz em entrevista ao iG .

Confesso que assistir ao o horário político é difícil, porque a gente percebe que em muitos casos nada mudou"

Apesar do tema central do longa ser a campanha eleitoral, Hassum admite não se interessar pelas propagandas partidárias. "Procuro acompanhar e conversar sobre o cenário político, até mesmo para tomar a melhor decisão na hora do voto. Mas confesso que assistir ao o horário político é difícil, porque a gente percebe que em muitos casos nada mudou".

Redução de estômago

Mudança, aliás, é a palavra que move a vida pessoal do ator, que está prestes a se submeter a uma cirurgia bariátrica, como a realizada há um ano por André Marques . Também conhecido pela veia humorística, o ator e apresentador da Globo, que chegou a perder mais de 60kg, brincou ao dizer que ficou menos engraçado quando deixou de ser gordo.

Acho que a graça é atrelada ao talento e não à gordura. Ninguém fica rindo para peça de picanha, não é?"

Assim como o amigo, o foco de Hassum é a saúde, mas ao contrário de André, o comediante não teme as consequências da mudança na aparência. "Na verdade, não ficarei magro porque tenho uma estrutura grande, pesada, então sei que não vou ficar magrinho. Mas estou curioso para ver o resultado. Apesar do que o André disse, acho que a graça é atrelada ao talento e não à gordura. Ninguém fica rindo para peça de picanha, não é?", ironiza.

Piada polêmica?

Recentemente, Hassum viu seu nome envolvido em uma polêmica nas redes sociais após fazer uma piada sobre São Gonçalo, município do Estado do Rio de Janeiro. Indagado por um participante da plateia do "Altas Horas", apresentado por Serginho Groismann , sobre o que achava da cidade, ele respondeu: "Que não é Niterói, né? Primeira coisa, São Gonçalo não é Niterói. O pessoal de São Gonçalo tem mania de dizer assim: ‘Eu moro onde você mora’. ‘Mora onde?’ ‘Moro no Rodo (centro de São Gonçalo)’. O Rodo é um inferno! Mania de se misturar, não tem nada de Niterói”, disse, em tom de piada.

Antigamente não tinha essa patrulha toda. Para mim, o limite do humor é a graça. Ou a piada tem graça ou não. Sou contra a censura no humor"

Em tempos de "politicamente correto" e "humor tem limite", o ator se viu na obrigação de se explicar para os moradores que se sentiram ofendidos no Twtter. "Está complicado fazer humor. Aquela é uma piada que sempre uso nos shows e mudo sempre o nome do lugar. E sempre fiz piada com São Gonçalo porque morei em Niterói. Quem me conhece sabe que eu brinco com todo mundo, mas sempre com muito respeito", defende-se. "Antigamente não tinha essa patrulha toda no humor. Para mim, o limite do humor é a graça. Ou a piada tem graça ou não. Sou contra a censura no humor".

       Curta a fanpage do iG Gente no Facebook e receba notícias dos famosos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.