Dados do Twitter serão analisados a partir de parceria com a rede social e o Ibope

Logo do Twitter
Reprodução
Logo do Twitter

A estreia de "Império" na última segunda-feira (21) pode não ter batido recordes de audiência, apesar de ter sido muito bem recebida pela crítica. Mas deixou extremamente claro o quanto as redes sociais, em especial o Twitter, também refletem o gosto do público em relação à programação da TV. No próprio dia, assim que o capítulo acabou, assuntos relacionados à trama de Aguinaldo Silva dominavam os Trending Topics do Brasil: o título Império, em primeiro lugar, os atores Chay Sued , Thiago Martins e Reginaldo Faria , e os personagens Zé Alfredo e Cora distribuídos entre os dez tópicos mais citados naquele momento.

Parceria

No Brasil, 54% dos internautas assistem TV e usam internet ao mesmo. Entre eles, 38% comentam sobre o que estão assistindo, segundo pesquisas do IBOPE Media. É por isso que veio em boa hora a parceria entre o Ibope Media e o Twitter, que vão lançar um conjunto de soluções especializadas em medir a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital. O Ibope Twitter TV Ratings (ITTR) será uma métrica padrão do alcance e do engajamento de telespectadores baseada em conversas relacionadas com a TV no Twitter. Será analisado ainda o impacto das interações online no ambiente televisivo.


Twitter X Ibope

Diretor de Novas Mídias da Record, Antonio Guerreiro , diz que a emissora já utiliza programas que fazem a análise das redes sociais como o Scup, que faz o monitoramento e relacionamento nas redes sociais, e o Topsy, recém-comprado pela Apple, que também faz a análise das redes sociais, em especial do Twitter. “Eu acho esse o movimento natural do Ibope, já que existem diversas empresas que já fazem esse trabalho, com as quais inclusive trabalhamos. Não é um ineditismo mas é uma boa ferramenta.” Quanto à importância de se obter os dados das redes sociais, para Guerreiro ela existe, mas a força dos números da audiência ainda é maior. “O mais importante ainda são os números da audiência medidos pelo Ibope. Mas é importante misturar os dados das redes sociais e do Ibope e não uma fonte canibalizar a outra.

Celso Portiolli
Divulgação/SBT
Celso Portiolli

Repercussão excelente

Apresentador do Domingo Legal, Celso Portiolli diz que a equipe do programa do SBT é muito ligada nas redes sociais. “Nosso Twitter @domingo_legal tem mais de 730 mil seguidores e nosso Instagram é atualizado ao vivo.” Além disso a atração tem um quadro chamado De Cara com o Twitter em que os internautas mandam perguntas para os convidados responderem. Outra novidade do programa qu teve o uso do Twitter também deu super certo, ele conta. “Semana retrasada fomos o primeiro programa a usar uma pesquisa com votos no quadro de Stand Up no Twitter. A repercussão foi excelente.” E ainda acrescenta: “Fui o primeiro a fazer ‘selfie’ ao vivo na TV, na época nem se chamava ‘selfie’ (risos)”.

Para ele, estar entre os Trending Topics “é muito importante para que o programa não acabe no dia da exibição.Tudo que repercute bem na internet o programa colhe frutos.”

A atriz Christine Fernandes
Reprodução
A atriz Christine Fernandes

Termômetro

Christine Fernandes também acredita muito na força do Twitter. "Nem me dou google. Acredito que se há algo "que preciso saber", chegará em mim, certamente, via os TTs ou Instagram. Acho que (o Twitter) é um termometro importante, indiscutivelmente", acredita a atriz.

Lançamento

O atendimento para toda a região ficará sob a responsabilidade do Ibope Media e será implantado em um modelo freemium - funções mais básicas e a camada superior de dados, como a classificação do programa, serão disponibilizadas gratuitamente pelas redes sociais do Ibope Media. Para os clientes que desejarem mais detalhes sobre as análises e os dados, serão oferecidas outras opções de produtos pagos que ainda estão sendo definidas. A previsão de comercialização no Brasil é para este ano ainda.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.