Sucesso na televisão americana com o programa de receitas "Isa, Vida y Sabor", a chef apresentadora gaúcha Isa Souza, que mora em Miami, nos EUA, disputa um lugar na TV brasileira


Isa Souza
André Giorgi/iG
Isa Souza

Loira e com sotaque um pouco carregado - às vezes citando termos em inglês, como "lifestyle" e "job" - , Isa Souza pode parecer uma típica gringa à primeira vista. Essas características certamente contaram a favor da gaúcha de 39 anos quando ela se propôs a deixar a carreira de advogada para se tornar chef de cozinha na televisão americana.

Morando em Miami, nos Estados Unidos, Isa foi descoberta em 2008 por acaso por um produtor de televisão na festa de aniversário de uma amiga. "Sempre cozinhei e levei uns docinhos que enlouqueceram os convidados", diz ela, que comanda o "Isa, Vida y Sabor", um programa de receitas e dicas de hábitos saudáveis que está na terceira temporada nos EUA, veiculado a partir de setembro pela PanaVision na TV paga. A atração de Isa tem como base a receita fácil, saudável e saborosa e o ponto forte da apresentadora na frente das câmeras é justamente a "brasilidade", como ela gosta de explicar. "Trabalho no improviso, uso fantasias e brinco muito com meus convidados. Esse jeito faz sucesso com os telespectadores de origem latina, que hoje em dia já estão na segunda geração nos Estados Unidos", explica ela, que já dividiu as colheres com Andy Garcia , Jamie Fox e Rodrigo Santoro , além de cozinhar ao vivo na CNN. "Os apresentadores americanos gostam de ter colegas de outras emissoras em seus programas. Isso não é um problema lá como é aqui no Brasil, que os artistas de um canal não podem aparecer em outro", conta ela, que este ano decidiu passar uma tempora no país onde nasceu para apresentar o projeto do seu programa para as emissoras brasileiras.

Isa com Jamie Fox, Andy Garcia e Rodrigo Santoro ao vivo na TV americana
VieiraPress/Divulgação
Isa com Jamie Fox, Andy Garcia e Rodrigo Santoro ao vivo na TV americana

Bem à vontade na cozinha do Ateliê Caê, na região dos Jardins, em São Paulo, Isa posou para um ensaio especial durante o período que passava pela capital paulista.

A beleza e o corpo em forma da apresentadora, conhecida nos Estados Unidos como a primeira ecochef do país, reforçam o estilo de vida saudável que ela tanto defende na frente das câmeras. "Quero trabalhar no Brasil, é o meu país. Eu me descobri apresentadora nos Estados Unidos, foi sem planejar, e agora quero mostrar o meu melhor no meu país. Quero ensinar as pessoas a se alimentarem corretamente, principalmente os jovens. Muita gente acha que é chato cozinhar pratos saudáveis, mas eu mostro que é muito mais simples do que parece. Esse tipo de atração não existe no Brasil, muito menos na TV aberta", justifica ela.

Curta a fanpage do iG Gente no Facebook e receba notícias dos famosos

Com frequência, Isa tem participado de reuniões em emissoras por aqui e se propôs a participar de atrações nacionais em todas as emissoras. "Acho que aqui a beleza atrapalha um pouco porque as apresentadoras têm medo de perder espaço para uma mulher bonita. Não quero roubar o espaço de ninguém, minha proposta é um programa que não existe no Brasil. Então quero só divulgar o meu trabalho e levar minha mensagem porque sei que posso ajudar as pessoas a terem uma vida com mais qualidade", confidencia. "Mas só me chamaram para reality shows e atrações que não têm muito a ver com a minha linha de trabalho, por enquanto", lamenta ela, que só apareceu na televisão brasileira a convite de dois homens, Jô Soares , da Globo, e Daniel Bork , da Band. "Não é porque tenho beleza que vou me submeter a aparecer de biquíni na TV", comenta, citando uma das propostas que lhe foram feitas, entre elas, figurar na bancada do "Muito Show", da Rede TV!, ao lado de Babi Rossi e Andressa Urach .

Até o momento, o único projeto já em andamento no Brasil é a edição de seu livro, "Vida y Sabor", em português. "Toda a temporada do meu programa americano está pronta. Por isso, estou morando no Rio de Janeiro por um tempo e vou me dedicar  à carreira por aqui".


Agradecimentos

Ateliê Caê

Valéria Castro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.