Ex-jornalista será coroada nova Rainha da Espanha, uma vez que seu marido, o Príncipe Felipe de Borbón, se tornará Rei


O Rei Juan Carlos I da Espanha  anunciou nesta segunda-feira (2) que decidiu abdicar em favor do filho, o príncipe Felipe de Borbón , Príncipe das Astúrias e muito atuante na política de seu país. Com isso, a carismática Sofia , sua mãe, dará lugar para a mulher de Felipe,  Letizia Ortiz Rocasolano , com quem está casado desde 22 de maio de 2004 e tem duas filhas, Leonor , 9 anos, e Sofia , 7.

E o mundo todo volta as atenções para a belíssima nova Rainha da Espanha, Letizia Ortiz . Atualmente com 41 anos, ela é mais uma plebeia que atinge tal posto na Europa. Nascida em 15 de setembro de 1972 é filha de pais divorciados. A mãe foi enfermeira, o pai, jornalista e a avó paterna, conhecida radialista das Astúrias, também. Não foi por acaso que ela escolheu a mesma profissão. Tem duas irmãs mais novas, Telma e Erika (a segunda cometeu suicídio em 2007).

Letizia Ortiz
Getty Images
Letizia Ortiz

Ela é conhecida do povo desde antes de integrar a família real graças à profissão: jornalista. Estudou jornalismo na Universidade Complutense de Madri e trabalhou em diversos veículos de mídia como a CNN, Agência EFE e Bloomberg TV. A carreira foi marcada em 2000, quando foi enviada especial da TVE para a cobertura das eleições norte-americanas que levou George Bush à presidência. Também fez a cobertura dos atentados de 11 de setembro, em 2001, e da ocupação do Iraque.

Aproximou-se de Felipe por conta do trabalho. O conheceu em uma festa de aniversário na casa de um grande jornalista espanhol, Pedro Erquicia . O príncipe tinha acabado de terminar o namoro com Eva Sannum e ela, por sua vez, se recuperava de um divórcio. Mas o romance teve início mais tarde, durante a tragédia do Prestige, quando um navio petroleiro naufragou e despejou milhares de toneladas de petróleo no mar espanhol. O Príncipe teve grande participação na recuperação do desastre ambiental e ela fez a cobertura jornalística da catástrofe. 

O namoro ocorreu sob segredo de Estado até o anúncio do casamento, em agosto de 2003. E não faltaram motivos para que começassem as polêmicas em torno do enlace. Além de plebeia e filha de pais separados, ela era divorciada. Não demorou para que se tornasse uma das figuras mais vistas nas capas de revistas e jornais europeus.

Considerada um ícone de beleza, tem a imprensa grudada aos seus pés. Dos vestidos, chapéus e sapatos que usa às cirurgias plásticas pelas quais dizem que passou (a única realmente confirmada foi uma rinoplastia que, segundo a Casa Real, foi realizada para solucionar um problema respiratório).

O casamento para 1.200 convidados foi realizado em abril de 2004 na Catedral de La Almudena, em Madri. Desde então Letizia acompanha Felipe em todos os eventos oficiais da realeza. Em 2005 deu à luz sua primeira filha, Leonor. Pouco menos de dois anos depois engravidou da segunda filha do casal, Sofia, que nasceu em abril de 2007.

Todos os passos de Letizia são acompanhados bem de perto. Que dirá a partir de agora... 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.