"É um momento de muita dor. Falei com ele ontem", declarou Marcelo Serrado ao chegar no Teatro Ipanema, no Rio


Sonia Braga presta homenagem a José Wilker e dedica prêmio ao ator no Panamá

Famosos no velório de José Wlker
Marcello Sá Barretto e JC Pereira/ AgNews
Famosos no velório de José Wlker

Era pouco mais de 23h quando as portas do Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, foram abertas para que o público pudesse se despedir do ator José Wilker , que morreu neste sábado (5), aos 66 anos, vítima de um infarto fulminante.

Duas horas antes, contudo, já havia movimentação no local. Por volta das 21h30, as filhas, a mulher e ex-mulheres de Wilker chegaram ao local do velório. Uma fila de admiradores já tomava a calçada. O corpo do ator só chegou ao local meia hora depois.

  1. A diretora Denise Sarraceni e o ator Tony Ramos foram os primeiros amigos a chegar. "Está sendo muito difícil. Estava trabalhando quando recebi a notícia, logo de manhã. Ele era um homem inteligente, sofisticado, generoso. Vou lembrar sempre do seu sorriso largo, dos nossos encontros e nossas histórias. Ele deixou um grande legado", disse Tony Ramos.

  2. Carolina Casting e Marcelo Serrado chegaram logo depois. "É um momento de muita dor. Falei com ele ontem [sexta-feira] e combinamos de nos falar novamente na segunda. É uma grande perda para o Brasil", comentou Serrado.

  3. Os dois atuaram juntos no remake da novela "Gabriela", exibido pela TV Globo, em 2012. Wilker viveu na ocasião o coronel Jesuíno Mendonça e Serrado interpretou o malandro Tonico Bastos. 


Vera Holtz se despede de José Wilker
Marcello Sá Barretto e JC Pereira / AgNews
Vera Holtz se despede de José Wilker

Homenagem

Dentro do teatro, o caixão foi colocado no centro do palco, com flores brancas em volta. Ao fundo, quatro coroas. Fotos em preto e branco com momentos da carreira do ator foram penduradas no teto. "Wilker era um ator extraordinário, uma pessoa incrível. Todo mundo está triste. Ele vai ficar muito forte na memória da gente", disse Malu Mader .

Os parentes e amigos se concentraram nas primeiras fileiras, para se despedir do ator. "Era um amigo especial com quem tive a honra de estrear na TV. Uma pessoa com um humor incrível. Estou muito triste", contou José Mayer .

Entre os que foram prestar homenagem a Wilker, muitos companheiros de longa data, como  Ary Fontoura . "Tínhamos uma amizade de 45 anos. Eu sabia toda a história dele e ele a minha. Zé Era um sujeito maravilhoso. Essa é uma perda inestimável", disse Fontoura.

"A gente não acredita que aconteceu isso com uma pessoa tão cheia de saúde como Zé. Ele foi o ator com quem mais trabalhei. Uma pessoa amorosa, cheia de humor. Espero que ele tenha feito a passagem em paz", comentou  Renata Sorrah .

Alguns não conheciam o ator há muitos anos, mas o tempo foi suficiente para ficar na memória. "Tão rápido conheci, rápido ele se foi. Ele era uma referência para todos nós", disse Carolina Casting .

Amigos que se lembram dos trabalhos de Wilker na televisão, como Denis Carvalho : "Tenho uma grande admiração por Zé. A gente se divertia muito fazendo 'Sai de Baixo'. Ficávamos um sacaneando o outro. Um amigo inesquecível".

Susana Vieira
AgNews e PhotoRioNews
Susana Vieira

E amigos que se recordam da atuação no cinema. "Essa morte foi muito chocante. Zé tinha um espírito irreverente, um jeito de olhar sacana. Para mim ele vai ser sempre Vadinho. Acho muito simpático ele ser velado aqui, onde ele começou", comentou Giulia Gam, em referência ao papel interpretado no filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de 1976.

Susana Vieira se emocionou ao falar do companheiro: "Para mim, foi uma grande perda, porque ele era o meu amor. Eu acho que eu sou a maior viúva de todas as atrizes. Foram mais de 40 anos de casamento, desde a nossa primeira novela em 1972, 'O Bofe'. Ele era uma pessoa alegre, sofisticada e chique. Ele era um doce, me ligava sempre no meu aniversário. A gente brincava muito". Ela disse ainda que vai escrever uma crônica sobre ele.

Famosos se despedem de José Wilker
Marcello Sá Barretto/AgNews
Famosos se despedem de José Wilker



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.