O apresentador lançou sua biografia “50, Eu?” e falou sobre a nova fase de sua carreira

Zeca Camargo lança livro digital em São Paulo
Manuela Scarpa/Photo Rio News
Zeca Camargo lança livro digital em São Paulo


Zeca Camargo participou de uma noite de autógrafos de seu livro biográfico “50, Eu?”, na noite dessa quarta-feira, 29, na livraria Saraiva do shopping Higienópolis, em São Paulo. Ao iG, o apresentador disse que conta no livro como é estar envelhecendo diante do público.

Curta a fanpage do iG Gente no Facebook e receba as últimas notícias dos famosos

“Eu só posso contar com o humor”, disse rindo. “Eu fui muito sincero, primeiramente, olhei para o espelho e contei o que eu estava vendo. Claro, tomei um susto, são 50 anos, mas não posso estar deprimido ou chateado, cheguei a essa idade com uma energia razoável, um visual razoável, então tenho que comemorar isso. O que estiver abaixo da expectativa, vamos fazendo um pouco de graça”.

Zeca Camargo contou no livro como é envelhecer diante do público
Manuela Scarpa/Photo Rio News
Zeca Camargo contou no livro como é envelhecer diante do público

O jornalista contou que, apesar de estar com tudo em cima, um dos fatores que a idade atingiu mais foi a sua memória. “Ela nunca foi muito boa e agora está realmente ruim. Já esqueci nome de entrevistados e, geralmente, são pessoas óbvias. Agora que eu converso com uma pessoa por dia, eu sempre aviso que eu posso trocar o nome com o de qualquer outra pessoa. Esses dias gravei no mesmo dia com a Carol Castro e o Caio Blat, que são pessoas sensacionais, mas a possibilidade de eu chamar o Caio Blat de Caio Castro era enorme, sorte que não aconteceu. Eu tenho que conviver com isso e admitindo com bom humor”.

Diferente de suas outras cinco obras – todas falavam de seus trabalhos – Zeca decidiu falar de si mesmo neste novo livro e inovou no formato, que é totalmente digital. “Ele é digital, a ideia é meio que o slogan da editora: “Mais livro e menos papel”, até porque eu acho que daqui uns 50 anos os livros de papel vão existir só para colecionadores. Talvez não exista uma livraria bonita assim... Então, quem sai na frente sempre sai ganhando. Estamos apostando no futuro”.

Nova fase profissional

Após 18 anos no jornalismo da TV Globo, Zeca Camargo migrou para o entretenimento onde apresenta atualmente o “Vídeo Show”. Apesar das críticas sobre o novo formato e até mesmo a coragem do apresentador de fazer um programa menos “engessado”, Zeca revela que foi uma opção sua.

“Há mais de dois anos que eu tinha o desejo e feito o pedido para deixar o jornalismo e ir para o entretenimento. Talvez possam fazer parecer que foi uma mudança repentina, brusca e indesejada, mas na verdade eu pedi, foi um desejo meu”, disse ele.

Zeca também falou que não acha o trabalho atual menos importante do que as grandes coberturas e entrevistas que fazia com astros internacionais, por exemplo, no “Fantástico”.

“Hoje não entrevisto a Madonna, mas entrevisto a Lílian Cabral, a Arlete Salles, estou conhecendo pessoas incríveis que nunca tinha entrevistado e mais do que isso, eu estou me divertindo. Quem faz esse tipo de crítica parece que desconsidera [o trabalho atual] como se fosse uma coisa menor. O engraçado é que a maioria das pessoas que vejo fazendo essas críticas são pessoas que cobrem televisão. Eles falam que eu não estou contente em falar de televisão, mas talvez eles não estejam contentes e reflete em mim uma frustração delas. Eu me divirto muito no programa”.

Outra vantagem que deixa Zeca feliz por não estar mais à frente do programa dominical é a oportunidade de ter os finais de semana de folga.

“Ainda não tenho completo... A maldição do fim de semana continua pela metade, eu trabalho no sábado ainda, mas agora eu tenho o domingo, o que é um luxo. Agora, eu posso assistir ao ‘Fantástico’ como espectador. Foram 18 anos ali, sempre trabalhando aos domingos, não era na apresentação, mas sempre trabalhei. Tem dia que fico em casa sem fazer nada, ai penso: ‘Domingo é assim mesmo?’. Estou me acostumando e gostando”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.