Antônia Fontenelle foi à missa de sétimo dia do ator e diretor no início da noite desta segunda-feira (19)

Amigos famosos e familiares marcaram presença na igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro, para celebrar a missa de sétimo dia em memória ao ator e diretor Marcos Paulo , que morreu no último domingo (11) em sua casa, no Rio, em decorrência de uma embolia pulmonar .

Siga o Twitter do iG Gente e acompanhe as notícias dos famosos

Celebrada pelo  Padre Jorjão , com altar decorado de rosas brancas, a missa contou com a presença de Iris Bruzzi , Leticia Birkheuer , Daniel Filho , Manoel Carlos , entre outros. Marcos Paulo lutava contra um câncer no esôfago e, após retornar de uma viagem para Manaus, o ator e diretor morreu aos 61 anos nos braços da mulher Antonia Fontenelle .

Horas antes da cerimônia, a viúva de Marcos Paulo postou uma mensagem enigmática em seu Twitter. "Senhor, me dê toda sabedoria do mundo e me faça permanecer em silêncio, de modo que eu possa cumprir a promessa que fiz ao meu amor...", escreveu ela. Ao chegar à missa, Antonia falou com a imprensa e manteve o suspense. "Essa promessa é minha e dele, não vou falar o que é", disse a atriz. "O Marcos era um homem de caráter, sensível, um menino brincalhão. Deixou o amor acima de qualquer coisa", completou ela.

O novelista Manoel Carlos chegou à missa e preferiu entrar direto na igreja sem falar com a imprensa. O autor Gilberto Braga, a atriz Giulia Gam e o diretor Daniel Filho chegaram alguns minutos após o início da missa de sétimo dia do ator e diretor. A ex-mulher de Marcos Paulo, Flávia Alessandra acompanhada do marido, Otaviano Costa, também foi à missa, mas entrou pela lateral da igreja e não foi fotografada pelos paparazzi.

No entanto, outros famosos falaram sobre o ator e diretor. Confira abaixo os depoimentos:

Elba Ramalho : "Eu venho sempre, diariamente, para missa de 17h30, mas eu sabia sim que teria a missa dele depois", contou a cantora. "Gostava muito do Marcos, inclusive temos uma obra de caridade que ajudamos juntos, que é a AMICCA. Nesses últimos 10 anos, o Marcos esteve muito presente nessa parceria. Fiz uma oração por ele e desejei que ele esteja descansando em paz".

Iris Bruzzi : "O pai dele é padrinho do meu filho. Então está sendo muito difícil pra mim". 

Letícia Birkheuer : "Trabalhei com ele em 'Desejo Proibido' e também sou amiga da Antonia. Como moro em São Paulo, não pude ir ao enterro. Como estou no Rio, aproveitei e vim dar uma força pra ela".

Humberto Magnani , interpreta o marido de Antonia Fontenelle em "Balacobaco", novela da Record: "Tive o prazer de acompanhar a trajetória de Marcos Paulo. Uma pessoa sempre muito criativa, como ator e diretor. Sempre que iniciava um trabalho, passava a impressão de que era a primeira vez. Ele sempre arriscou. Talvez agora que ele realizou as ousadias dele, ele se perdeu. Era uma amizade distante, porque moro em São Paulo, mas começamos a carreira juntos. A última novela dele foi 'Páginas da Vida', em que ele fez um médico e eu fui o paciente dele. Agora a Antonia é minha mulher na novela. Sei que não vai ser fácil para ela esta retomada, mas estou preparado, inclusive, para carregá-la no colo".

Stênio Garcia : "O Marcos Paulo teve uma força de vida muito grande e estava em plena atividade e tenho o hábito de plantar uma árvore para cada grande amigo que se vai. Pensei muito para escolher qual árvore teria mais a ver com ele e escolhi o jambo. Sinto muita falta de conversar sobre o trablaho e sobre a vida com ele".

Manoel Carlos falou com a imprensa na saída: "Muito emocionante. Ele trabalhou muito. Era um querido amigo de anos. O conheci ainda garoto. Era muito generoso".

Giulia Gam : "O padre Jorjão disse coisas muito bonitas e foi animador nesse momento de morte. É um momento de estarmos juntos porque vamos envelhecendo. Não tínhamos muita intimidade, mas fizemos juntos 'O Primo Basílio' e 'Assalto ao Banco Central'. Ele estava radiante com o resultado. Dias depois recebemos a notícia do câncer juntos e em nenhum momento ele desabou. Pelo menos não na nossa frente. A notícia da morte dele foi chocante".

Detalhes da missa:

Padre Jorjão celebrou a missa alternando trechos da Missa da Esperança Cristã com partes de uma carta escrita pela filha de Marcos com Renata Sorrah , Mariana , escreveu sobre o pai. Mariana contou na carta, lida pelo padre, que o ator e diretor gostava de cachorro, trabalhava com dignidade além de muitos outros talentos, gostava de viajar e comemorar com os amigos e a família.

Ainda segundo Mariana, Marcos gostava de admirar dias ensolarados sentado na areia da praia. Amava as filhas e netas, amava a vida. O padre falou um pouco sobre a história de Marcos e falou sobre sua adoção. "Vicente (Sesso) lhe transmitiu sua profissão e muitos outros ensinamentos", disse Jorjão.

Em seguida, Daniel Filho leu as "Preces da Comunidade". "Por nosso irmão, Marcos Paulo, por quem celebramos essa Santa Missa, para que o Senhor lhe conceda o convívio dos santos", dizia um trecho.

Padre Jorjão também leu uma carta enviada por uma fã e outra, escrita por Giulia, filha caçula do ator e diretor, foi lida por Otaviano Costa. "Ele era sempre aquela pessoa carinhosa, super compreensiva. Tenho certeza que está lá em cima com pessoas especiais. Talvez tenha sido melhor para ele. Queria dizer uma última coisa que dizíamos sempre um para o outro: 'Ich liebe dich' ('eu te amo', em alemão)".

Ao fim da missa, Antonia Fontenelle falou novamente com a imprensa. "Missa é missa. Estão todos os amigos queridos reunidos pedindo que ele tenha paz e luz. E a gente sabe que ele tem", concluiu.

Confira o vídeo de Antônia Fontenelle falando sobre Marcos Paulo na missa de sétimo dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.