Premiação contou ainda com a presença dos cantores Alexandre Pires, Seu Jorge e Nelly Furtado

A solenidade de entrega do Grammy Latino acontece nesta quinta-feira (15), em Las Vegas nos Estados Unidos, mas as homenagens da 13ª edição do evento tiveram início nessa quarta-feira (14) e o dia foi de celebracão à música popular brasileira.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE AS MUSAS DE TODAS AS DÉCADAS 

Na parte da manhã, Milton Nascimento e Toquinho receberam o prêmio de “Excelência Musical”. À noite, foi a vez de Caetano Veloso ser homenageado em uma solenidade de gala que reuniu artistas internacionais cantando as suas canções, entre eles Natalie Cole , Nelly Furtado e Juanes . A turma brasileira foi formada por Alexandre Pires , Seu Jorge e Maria Gadú (que deu o seu depoimento em vídeo).

Siga o Twitter do iG Gente e acompanhe todas as notícias dos famosos

Esta é a primeira vez que Caetano participa de uma solenidade do Grammy Latino, apesar de já ter levado 8 estatuetas para casa. A homenagem vem para celebrar os mais de 40 discos lançados e uma carreira considerada como legendária pelo presidente da premiação, Gabriel Abaroa . “Caetano é uma verdadeira lenda e muito engajado em ajudar as pessoas por causa da sua história de vida. Ele inovou a música brasileira e a fez ir mais além. É por isso que hoje ele recebe essa premiação da Academia”, afirmou.

Caetano chegou com a ex-mulher, Paula Lavigne , e com a atriz e amiga de longa data Sonia Braga .

Modesto, o brasileiro disse que não esperava a homenagem. “Eu fiquei um pouco surpreso quando me disseram, mas vim até aqui. Eles me escolheram para representar a comunidade de compositores e cantores latinos nessa solenidade. Cada ano eles escolhem uma personalidade, né. O Gil ( Gilberto Gil ) já foi personalidade do ano, a Shakira já foi, outras pessoas já foram...esse ano sou eu”, declarou ainda no tapete vermelho.

CONFIRA AQUI:  Patrícia Pillar e Caetano Veloso assistem show de Gal Costa

E MAIS:  Famosos prestigiam show de Caetano Veloso com Chico Buarque

Já Sonia Braga não conseguia esconder a emoção. “Estar aqui esta noite é uma honra muito grande, não tenho nem como falar muito sobre isso. Eu acho que essa premiação para o Caetano chegou até tarde né, por toda a carreira dele e tudo isso, mas é muito mais do que merecido”, disse.

Questionada sobre a relação do artista com o cinema, Sonia disse que Caetano é a própria sétima arte. “A música do Caetano é cinema. Quando ele descreve o Leãozinho você vê o Leãozinho, quando ele fala da Trigresa você vê essa mulher, quando ele fala da beleza ele descreve os detalhes, então o Caetano é a sétima arte, ele é o cinema, ele é Fellini , ele é Caetano, ele é Almodóvar , ele é todas as cores e cada música que ele faz é como se fosse um pequeno curta-metragem”, afirmou, completando aos risos: “Eu adoraria que ele escrevesse uma história para mim. Ele poderia me dirigir também, acho que ele seria um grande diretor”.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE OS BRASILEIROS QUE JÁ PASSARAM PELO OSCAR 

Foi das mãos de Sonia, aliás, que Caetano recebeu o troféu – com direito até a um selinho no momento da premiação. A solenidade foi aberta por Alexandre Pires, que interpretou a canção “Não Enche”.

“Para nós brasileiros esta é uma noite muito especial, afinal de contas a Academia homenageia hoje um dos grandes responsáveis pela criação da música brasileira. Todo mundo sabe a riqueza, a beleza que a música brasileira tem e o Caetano é um dos grandes responsáveis por isso”, declarou ele na chegada ao evento. “Esse é um cara que está sempre de braços abertos para tudo e para todos, é um cavalheiro, uma pessoa bem quista e acho que isso aqui é um pouquinho de tudo o que ele merece”.

FOTOS:  Sabrina Sato tieta Sonia Braga em aeroporto do Rio

Nelly Furtado foi um dos destaques da noite e se apresentou com a música “Leãozinho”. “Caetano é meu ídolo. Ele é muito generoso. Depois de fazer música por tanto tempo você não consegue imaginar esse entusiasmo que ele tem. Eu gosto de tantas músicas dele, que não consigo escolher uma só. Estar aqui hoje é uma emoção sem palavras”, disse.

A 13ª edição do Grammy Latino acontece nesta quinta-feira no Mandalay Bay Hotel e Cassino, em Las Vegas, e traz artistas brasileiros concorrendo em 22 categorias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.