Fotógrafa retrata formas de alimento para o corpo e alma. Milena Toscano e Fernanda Machado estão na mostra; arquiteto Oscar Niemeyer é único a posar vestido

Jacas, alcachofras, bocas, poesias, pratos, fast food, sexo, mel, mar. Esses são alguns dos elementos que fazem parte da “salada” criada e organizada em forma de exposição pela fotógrafa Paula Klein . “Edible” será inaugurada terça-feira (7) na Galeria BNDES, no Centro do Rio de Janeiro, e tem como fio condutor as diversas formas de retratar o que alimenta o homem.

Ao todo são 125 fotos em preto e branco distribuídas pelos 400 m2 da sala de exposição. Além de amigos anônimos, Paula contou com a participação de nomes ilustres como o arquiteto Oscar Niemeyer e as atrizes Marjorie Estiano e Fernanda Machado , que a fotógrafa se apressa em explicar que correspondem apenas a uma pequena parte do material.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as últimas notícias dos famosos

“A exposição não é focada em pessoas famosas. Inscrevi a exposição como todos os meus projetos artísticos que eu desenho, depois começo a fotografar. Escolho as pessoas para as fotos que eu criei. Na maior parte da exposição são anônimos. Das 125 fotos tem umas 15 pessoas mais conhecidas”, afirma ela, que encontrou inspiração para o trabalho após ser pega por uma tempestade na Floresta da Tijuca.

“Quando fui para a Floresta da Tijuca estava num período de transição entre uma exposição e outra. Ia para a floresta pesquisar coisas bacanas para fotografar. Nesse dia fiquei presa esperando a chuva passar embaixo de uma jaqueira. Comecei a ver aquelas jacas lindas e levei para o estúdio”, lembra Paula, que gostou tanto do resultado que buscou outros elementos inusitados.

“Acabei comprando uma alcachofra e fiquei refletindo sobre a união de um fruto e uma flor que normalmente não fazem parte do cardápio comum das pessoas. Comecei a pensar do que as pessoas se alimentam e, nessa viagem, cheguei no ponto em que a pessoas também se alimentam de sentimentos”, conta ela, que dentro dessa temática desenvolveu várias séries para “contar essa história”.

Sobre a nudez de todos os personagens – com exceção de Oscar Niemeyer – , explica que o objetivo não era destacar o nu. “A minha intensão não era mostrar o corpo das pessoas. Como começou na floresta queria tudo muito natural, não queria maquiagem, cabelo, vestidos, tudo produzido. Queria uma coisa mais crua e todo mundo topou”, diz Paula.

Arquiteto Oscar Niemeyer foi o único a posar vestido
Divulgação/Paula Klein
Arquiteto Oscar Niemeyer foi o único a posar vestido

Para criar as diferentes situações das imagens, a fotógrafa conta que emprestou referências pessoais como o coto (pedaço do cordão umbilical) do próprio filho e contou com a dedicação de amigos como o ator Felipe Lima , que aceitou comer carne crua para as fotos.

“Representava um instinto animal do prazer e do pecado. Não sei como ele conseguiu. O estúdio ficou inteiro cheirando a carne crua”, lembra ela, bem-humorada. Outra série que deve chamar a atenção do público é composta por 12 fotos de celebridades com um prato nas mãos. “É a fome, a miséria, o questionamento sobre o que vai ser colocado nesse prato. Qual o seu combustível? Qual o seu alimento?”, pontua Paula.

A atriz Milena Toscano também havia fotografado para a série com um prato em mãos, mas soube do conceito de outra imagem e pediu para participar. “A foto dela foi feita com um namorado de 15kg. Fiquei com pena porque o peixe ia escorregando e ela terminou a sessão toda arranhada”, conta Paula. Segundo ela, na exposição, o peixe representa a prosperidade.

E, é claro, há uma sessão dedicada ao “pé na jaca”. “São seis fotos com cheeseburguer, cachorro-quente, pipoca, sorvete. Peguei duas pessoas incríveis, uma amiga que pesa 300kg, mas tem uma autoestima incrível, e um amigo magérrimo todo tatuado. O resultado é bastante inesperado”, aposta.

Edible

De 7 de agosto a 5 de setembro

De segunda à sexta-feira, das 10 às 20h

Galeria BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro

Informações: 2172-7119

Entrada franca

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.