A atriz recebeu a homenagem por seu apoio ao país balcânico

Angelina Jolie: nomeada cidadã de honra de Sarajevo
Getty Images
Angelina Jolie: nomeada cidadã de honra de Sarajevo
A atriz Angelina Jolie , que recentemente estreou como diretora com um filme ambientado na guerra da Bósnia-Herzegóvina, foi nomeada cidadã de honra de Sarajevo por seu apoio ao país balcânico.

A atriz americana, mulher do também ator Brad Pitt , foi declarada cidadã de honra pelo Governo e pelo Parlamento do Cantão de Sarajevo, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira em comunicado.

"O título, entregue anualmente a um estrangeiro, busca reconhecer o apoio oferecido ao país e o desenvolvimento das relações internacionais entre pessoas baseadas na solidariedade, na democracia, no humanismo e na tolerância", dizia a nota.

Em fevereiro, Angelina assistiu em Sarajevo a estreia de seu primeiro filme como diretora, "In the Land of Blood and Honey", que narra a história de amor entre um soldado sérvio e uma cidadã muçulmana em plena guerra da Bósnia (1992-1995).

Na ocasião, mais de 5 mil pessoas foram assistir a apresentação do filme e saudar a reconhecida atriz americana, que, por sua vez, assegurou que o filme não possui um caráter político, mas busca uma consciência internacional.

Siga o Twitter do iG Gente e acompanhe as notícias dos famosos em tempo real

Apesar de todo o reconhecimento, o filme acabou sendo criticado por muitos sérvios, que consideram que o longa apresenta uma visão unilateral do conflito.

Como embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Angelina Jolie e Brad Pitt foram à Bósnia pela primeira vez em 2010 para visitar alguns centros coletivos de refugiados.

Mais tarde, o casal hollywoodiano retornou à Bósnia em várias ocasiões para acompanhar as filmagens do filme, que foi rodado, em sua maioria, em Budapeste e com atores da região balcânica.

VEJA TAMBÉM: As fendas de Angelina Jolie: exagero ou estilo?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.